pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/08/2025

Um dos MCs com mais história no hip hop brasileiro.

A estreia de MV Bill em Portugal acontece em Setembro no Lisboa ao Vivo

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/08/2025

No dia 27 de Setembro, o Lisboa ao Vivo recebe o veterano MV Bill naquele que será o seu concerto de estreia no nosso país, no qual se fará acompanhar por Kmila CDD.

Nascido Alex Pereira Barbosa no bairro da Cidade de Deus, em Rio de Janeiro, o artista recorreu à arte do MCing na década de 90 para retratar a dura realidade das favelas. Em 1993 era ainda um total desconhecido para o público quando foi convidado a participar na colectânea Tiro Inicial, mas a boa prestação abriu-lhe algumas portas, como a possibilidade de protagonizar os concertos de abertura dos espectáculos dos lendários Racionais MC’s no final dessa década.

Em 1999 lançou o primeiro álbum, Traficando Informação, que incluiu o emblemático single “Soldado do Morro”, uma faixa que se tornou um clássico do hip hop feito no Brasil e que levantou discussões sobre várias questões sociais, como a pobreza e a violência nas ruas. Os seus LPs seguintes, Declaração de Guerra (2002) e Falcão – O Bagulho é Doido (2006), consolidaram-lhe o estatuto, pavimentando o início de uma longa jornada que continua a gerar frutos no presente — o seu mais recente trabalho é Na Visão do Morador, editado no ano passado. 

Além da música, MV Bill tem-se dedicado também a outras áreas artísticas, como a literatura e a representação, participando em várias novelas, filmes e séries. É também um dos fundadores da CUFA (Central Única das Favelas), criada junto com Celso Athayde e sua irmã Nega Gizza em 1999, uma rede de ONGs que desenvolve actividades culturais e sociais em diversas comunidades brasileiras. Em 2004, foi reconhecido com um prémio pela UNESCO na área de desenvolvimento social junto da juventude.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos