A Blue Note Records comemora o 80º aniversário com uma série de novidades

[FOTO] Direitos Reservados

Em 2019 celebra-se o 80º aniversário da Blue Note Records. A editora aproveita o momento para reeditar alguns dos seus discos, curar playlists para as principais plataformas de streaming, promover concertos em festivais e também colocar à venda prints e quadros de algumas das suas capas mais icónicas.

A Blue Note Records nasceu a 6 de Janeiro de 1939 após uma primeira sessão de gravação produzida pelo alemão Alfred Lion, um apaixonado pelo jazz que fervilhava nos Estados Unidos da América. A editora serviu de casa para muitos dos maiores músicos que o género viu nascer — Miles Davis, John Coltrane, Thelonious Monk, Art Blakey, Herbie Hancock ou Donald Byrd são alguns dos nomes — e foi peça importante na criação de novas ramificações e linguagens musicais, como são os casos do bebop, hard bop, avant-garde ou free jazz. Resultado de toda a música original que a Blue Note colocou à disposição do público, a editora ficou posteriormente conhecida como uma das maiores fontes de samples para os produtores de hip hop: A Tribe Called Quest, Dr. Dre, DJ Premier, Beastie Boys, J Dilla ou Madlib, todos eles escavaram nos arquivos do lendário selo.

Em 2018, Sophie Huber assinou um documentário sobre a Blue Note. Para acompanhar as comemorações do 80º aniversário, o projecto, que foi apresentado em alguns festivais de cinema, vai ser distribuído em mais salas ao longo deste ano.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team