pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/06/2022

Recapitulações.

A Antena 3 celebra o reencontro dos Da Weasel no NOS Alive com um documentário animado

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/06/2022

Da Weasel: Agora e Para Sempre é o título do novo documentário que a Antena 3 preparou para marcar o regresso da banda aos palcos (que acontecerá na edição deste ano do NOS Alive). Bruno Martins assina a peça audiovisual que é realizada por Catarina Peixoto, produzida por Filipa Torrado Ramos e ilustrada/animada por António Piedade.

Determinados a contar a história da Doninha, a equipa deu voz aos próprios membros da banda e, para a construção de algo fidedigno e sem desvios, seguiu “uma linha cronológica muito certinha” que começa “no quarto do Jay-Jay, onde estava também o Pacman” e vai até “ao momento em que os Da Weasel decidem terminar o grupo”.

Para sabermos mais sobre este doc que é apresentado a 23 de Junho na Academia Almadense (fiquem atentos às redes da Antena 3 para saber como ir à antestreia), fomos indagar com o jornalista e autor do podcast Assim Assado aquilo que vamos poder ver.



[A abordagem]

“Foi uma ideia que foi crescendo, como muitas na Antena 3. Em 2019 falámos de fazer algo especial para celebrar o primeiro disco dos Da Weasel, Dou-lhe Com a Alma, que, em 2020, iria fazer 25 anos. Mas a coisa cresceu muito. Cresceu tanto que os próprios Da Weasel anunciaram um reencontro no palco e a equipa da Antena 3 disse: ‘vamos fazer algo mais’ e assim foi. A ideia que tivemos foi ter a banda a contar a história na primeira pessoa, sem intermediários. E em vez das habituais imagens e fotografias de arquivo, recorremos ao traço do animador e ilustrador António Piedade, com quem já tínhamos trabalhado noutro projecto na rádio. Ou seja, os planos de corte, as clássicas imagens de arquivo deste documentário são fruto da imaginação da nossa equipa — eu, a realizadora Catarina Peixoto, a produtora Filipa Torrado Ramos e, claro, do próprio ilustrador António Piedade que teve essa missão espinhosa de dar vida a essas imagens que foram surgindo nas nossas cabeças, resultado das descrições que gravámos na conversa que registámos com os Da Weasel, ainda antes da pandemia nos mandar a todos para casa.”

[Afectado pela pandemia?]

“A pandemia foi a chamada uma faca de dois gumes: por um lado, permitiu-nos ter mais tempo para apresentar hoje um documento muito, muito próximo daquilo que idealizámos. Se não tivesse havido pandemia, provavelmente teríamos tido um esgotamento ou não teríamos conseguido acabar em tempo útil — e o tempo útil seria o concerto do NOS Alive 2020. Por outro lado, a pandemia fez com que este trabalho tenha sido feito 95% feito a partir de casa. Os 5% que não foram feitos em casa foram as filmagens da entrevista com os Da Weasel e o primeiro alinhamento da conversa. As gravações aconteceram no dia 18 de Fevereiro de 2020 e dia 13 de Março de 2020 toda a gente sabe o que aconteceu… a partir daí foram muitas horas nos Zooms, Teams. Passou tanto tempo que, pelo caminho, até fraldas alguns de nós aprenderam a mudar. Felizmente tudo correu bem e dia 23 vamos, finalmente, poder mostrá-lo à banda e aos fãs na Academia Almadense, em Almada.”

[Conteúdo]

“O documentário respeita uma linha cronológica muito certinha. Começa em Almada, no quarto do Jay-Jay, onde estava também o Pacman. A ideia, como expliquei, foi serem os próprios Da Weasel recordarem, entre si, a sua história. Falamos de antigas bandas, de antigos elementos dos Da Weasel – o Armando Teixeira e a Yen Sung; das entradas de elementos na banda ao longo dos anos; e depois viajamos pelos vários discos do grupo: as sessões de gravação; os míticos concertos até ao momento em que os Da Weasel decidem terminar o grupo. Em tantos anos, foi muito especial para nós — toda a equipa (as Autopromoções da RTP e o Centro de Inovação da RTP que nos deram uma ajuda fundamental) — estar naquele momento de reencontro da banda, ouvi-los a conversar, olhos nos olhos, em círculo, num momento quase íntimo, em que, muitas vezes, acredito, se esqueceram que estavam ali as câmaras à volta.

[Estreia]

“O documentário vai ser apresentado na Academia Almadense no dia 23 de Junho. Uma festa da Antena 3 que conta com a presença dos Da Weasel e em que vão poder estar presentes os fãs a assistir à estreia. Vamos estar a oferecer bilhetes nas redes sociais da Antena 3 e também através da nossa newsletter. Acreditamos que vai ser mais uma bela página de história na vida dos Da Weasel – na nossa, minha, da Catarina, da Filipa e do António, certamente.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos