pub

Publicado a: 04/06/2018

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 04/06/2018

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Tierra Whack] Whack World

Proposta visual do ano? Ainda é cedo para tomar uma decisão tão arrojada mas Whack World tem tudo para estar presente nas decisões finais. O destaque semanal é-lhe garantido nesta rubrica depois de somar elogios por nomes como Solange, Boogie, Hannibal Buress, Vince Staples ou Flying Lotus.

A artista de Filadélfia editou o seu projecto de estreia na semana passada. Whack World é um EP composto por 15 temas, todos com a duração de um minuto e compilados num vídeo em que Tierra Whack percorre diversos cenários, abordando temas tão diferentes como o tributo a um cão que deixou saudades ou a receita para uma dieta saudável.

 


[Desiigner] “Hood”

Depois do crescimento abrupto protagonizado nos últimos dois anos, Desiigner regressou ao bairro onde cresceu. Num passeio por Bedford-Stuyvesant, Brooklyn, o rapper da GOOD Music recebe o apoio dos moradores, que troca por algum amor e autógrafos.

“Hood” é um dos temas de L.O.D., o seu segundo projecto pela editora fundada por Kanye West, que conta com Desiigner num registo completamente solitário nas vozes. Mike Dean assegura a grande maioria da produção de L.O.D., que contém também dedadas de Ronny J ou Sean Garrett. Este será o projecto em maior foco na estreia de Desiigner em solo lusitano. O rapper tem viagem marcada para a Zambujeira do Mar no dia 10 de Agosto.

 


[Jay Rock] “Win”

“Win, win, win, win”. Depois de Jay Rock nos dar a conhecer o segundo single do seu próximo disco, o rapper lançou na semana passada o acompanhamento visual de “Win”. Boi-1da e Vinylz produzem o sucessor de “King’s Dead“ — tema da BSO de Black Panther e que pertence também aos quadros do seu novo álbum —, que conta com a participação de Kendrick Lamar enquanto hype man, assinando vários dos ad-libs presentes em “Win”.

Três anos depois do lançamento de 90059, Redemption será o próximo projecto de Jay Rock pela Top Dawg Entertainment, que sai no dia 15 de Junho.

 


[Sudan Archives] “Nont For Sale”

O mês de Maio trouxe-nos o segundo EP de Sudan Archives pela Stones Throw. A multi-facetada artista norte-americana de 23 anos continua a cruzar as trajectórias da música contemporânea urbana com a world music. “Nont For Sale” é uma receita standard por parte de Sudan Archives — as bases rítmicas e a secção de graves assentam na bass music, a voz encaixa na perfeição na nova vaga de r&b mais escurecido e o seu violino guia-nos nesta travessia pelo deserto que ainda tem tanto por explorar.

 


[Phoenix RDC] “Miséria”

Phoenix RDC aproveitou o dia de ontem para deixar “escapar” um bootleg do seu arquivo pessoal. “Miséria” é um videoclipe realizado por Jacques Theron e João Mestre e coloca o rapper de Vialonga em discurso directo sobre o seu passado na Torre 10. Phoenix RDC exorciza os demónios com os quais se deparou no seu percurso de vida e que o obrigaram a procurar nas ruas o seu primeiro “cachet”.

 


[Epic Bear Men] “Five Hearts”

Após algumas experiências em temas soltos, Sage Francis e B. Dolan estrearam-se num EP enquanto Epic Beard Men. A dupla de Providence, Rhode Island, editou Season 1 no passado mês de Março, projecto composto por 12 faixas.

Foi também em Março que o playthrough de “Five Hearts” chegou ao YouTube de forma sorrateira. Sage Francis e B. Dolan participaram recentemente no podcast Kind Neat, onde apresentaram o single do EP e estiveram à conversa com o apresentador Lee.

 


[Sir Michael Rocks] “I See”

Sir Michael Rocks editou Special Edition Grand Master Deluxe em conjunto com Chuck Inglish, no ano passado, enquanto The Cool Kids. Os MCs de Chicago têm doseado o talento entre o trabalho a solo e em grupo e “I See” coloca Sir Michael novamente debaixo dos holofotes, ele que não lança um novo projecto desde EP Part 2, de 2016. No novo single, o rapper recupera a sonoridade de Banco, o seu disco de estreia a solo de 2014 em que colaborou com Twista, Mac Miller, Too $hort ou Casey Veggies.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos