[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados
Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Anderson .Paak] “Bubblin”
O dinheiro não pára de entrar na conta de Anderson .Paak. Que é como quem diz: o protagonismo do versátil músico californiano ainda não conheceu abrandamento, ele que tem perfurado os nossos tímpanos da forma mais agradável possível nos últimos dois anos.
Calmatic assina um novo vídeo para o artista, que se tem submetido aos tratamentos de Dr. Dre de modo a preparar o seu mais ambicioso projecto até à data. É verdade, vem aí um disco com supervisão de Andre Young, um dos mais emblemático produtores que o universo hip hop viu nascer. Melhor? Só mesmo arranjar um bilhete para assistir à passagem de Anderson .Paak pelo Super Bock Super Rock, na sua estreia “a sério” em Portugal.
[NxWorries] “Lyk Dis”
Esta não é novidade, mas não vamos negar duas ofertas audiovisuais protagonizadas por Anderson .Paak na mesma semana. “Lyk Dis” é mais um single a surgir do projecto NxWorries, no qual Paak se junta a Knxwledge, que se estreou em 2016 com um disco pela Stones Throw. Entretanto, Knx já voltou a meter as mãos na massa para chafurdar no seu próprio material — Yes Lawd! Remixes saiu no final do ano passado.
[SZA] “Garden (Say It Like Dat)”
Dupla — à partida — improvável no teledisco do novo single de SZA. Depois da cantora da Top Dawg ter entrado em “This Is America”, chega agora a vez de Donald Glover, aka Childish Gambino, protagonizar um papel de destaque no vídeo de “Garden (Say It Like Dat)”. Dá que pensar: é de extrema urgência que SZA e o multifacetado artista se cruzem também sonicamente.
Este é o terceiro videoclipe a surgir da nova vaga de singles referentes a Ctrl, o disco de estreia de SZA pela TDE. A cantora foi também uma das grandes estrelas a ingressar na banda sonora de Black Panther e “All The Stars”, em colaboração com Kendrick Lamar, tem-se destacado com um dos temas mais viciantes de 2018.
[JPEGMAFIA] “Real Nega”
Quis o destino que JPEGMAFIA cancelasse a sua tour europeia, ficando Portugal fora dos planos do MC/produtor norte-americano. Estamos a fazer figas para a situação dê uma nova volta de 180 graus e tudo leva a crer que ainda no decorrer deste ano tenhamos uma surpresa.
Editado de forma independente logo no arranque de 2018 – e posteriormente passado para cassete através da Deathbomb Arc —, Veteran foi uma das melhores surpresas que atravessaram o Atlântico nos últimos tempos. É do disco de estreia de JPEGMAFIA que salta este “Real Nega”, agora com o tratamento visual de Audrey Gatewood que faz o contraste entre dois desertos completamente distintos.
[Kroniko] “Plata O Plomo 2” (prod. DmipeBeatz)
Tendo assinado mais de 200 vídeos como LX Cartel, Kroniko tem vindo a focar-se quase única e exclusivamente no MCing, deixando o capítulo audiovisual ao encargo dos colaboradores que vai angariando. A equipa da 93Studios soma a terceira parceria com o rapper do Lumiar em “Plata O Plomo 2”, dando sinais que a revolução dos videoclipes nacionais também passa por estes lados.
Ao Rimas e Batidas, Kroniko prometeu que as novidades vão continuar a surgir nesta sua saga de singles. Trap forte e rimas à velocista para demonstrar que os veteranos acompanham as novas tendências.
[Dabbla] “Hemisphere” (prod. AJSWizzy)
Após a estreia com Year Of The Monkey, Dabbla afastou-se do plantel da High Focus para ocupar um lugar de maior destaque na Potent Funk. Com mais de dez anos de ligação ao rap britânico, o londrino está agora a preparar um novo disco — Death Moves está previsto para nos chegar ainda este ano. Em 2017, Dabbla regressou às mixtapes e exercitou a lírica em Chapsville.
[Styles P] “Heat Of The Night”
Styles P aumentou a sua lista pessoal com a edição de um novo disco no início de Maio. É de G-Host que sai este “Heat Of The Night”, a prova de que é impossível apagar as ruas da memória de um homem que cresceu nelas. Este foi o nono álbum daquele que é um nome carregado de história no seio do hip hop nova-iorquino, que continua a distribuir jogo nos The LOX.