pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/01/2026

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/01/2026

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[The Scythe] “Lit Effect”

A fasquia está elevada: “Vamos ter um dos melhores álbuns deste ano. E tem apenas 8 faixas.” Quem o diz é Denzel Curry, líder espiritual do novo super-grupo The Scythe, que também compreende os talentos de A$AP Ferg, Bktherula, TiaCorine e Key Nyata, apresentado na semana transacta com recurso a este “Lit Effect”. O selo de banger digno de fazer estremecer túneis no underground já ninguém retira ao single, falta agora perceber se Strictly 4 The Scythe realmente cumpre os mesmos parâmetros. Para já, fica a promessa de que o quinteto se vai dedicar à revisitação de linguagens regionais que marcaram o hip hop, oriundas do sul dos EUA.


[James Blake] “Death of Love (Live)”

A versão de estúdio já era avassaladora, mas esta performance captada ao vivo num escritório com a ajuda de um grande coro dá-lhe camadas extra de sentimentalidade. “Death of Love” é uma canção que nos leva a pôr a mão na consciência e nos desarma por completo pelo carácter urgente da sua mensagem aliada a uma sonoridade profunda, e serve também de avanço inaugural para o álbum que se segue nas contas de James Blake, Trying Times, o seu sétimo registo de longa-duração e o primeiro que vai editar de forma totalmente independente pelo seu próprio selo Good Boy Records no dia 13 de Março.


[Herlander] “vai bem.”

“vai bem.” é o outro lado da moeda de “deixa-me em paz” e simboliza o final de uma relação num cenário em que ambos os intervenientes ficam em bons termos. Juntamente com “vertigens”, são estas as três canções já reveladas do próximo projecto de Herlander, que, tal como as duas entradas anteriores, é mais um futuro disco que já causa ânsia neste arranque de 2026. Dedos cruzados e fé no mago que pode muito bem ditar o rumo que a pop nacional vai tomar.


[DJ Harrison] “It’s All Love” feat. Yazmin Lacey

Discos de DJ Harrison são sempre bem-vindos, pois estão constantemente repletos daquele som quente tão característico dos vinis de música soul dos anos 60, tratado com a devida actualização que o avançar dos anos requer. No seu mais recente álbum, ElectroSoul, o produtor e multi-instrumentista foi mais longe do que nunca, em todos os aspectos: não só o LP é o mais colaborativo de sempre (com contributos de gente como Fly Anakin, Pink Siifu, Yaya Bey ou Yazmin Lacey, aqui em destaque), como é também uma viagem por uma panóplia de géneros musicais, desde o rock e do hip hop ao jazz e, claro, à soul. Em conversa com Rui Miguel Abreu, DJ Harrison esteve em foco no final da semana passada por cá sob a forma de uma entrevista.


[SALIMATA] “Jackpot” & “Foil” @ A COLORS SHOW

Em muito pouco tempo, MIKE passou de artista obscuro a nome de culto no panorama do hip hop alternativo. Mas ao dia de hoje já é bem mais do que um mero criativo, responsável por orientar uns quantos jovens que surgiram em cena após a sua ascensão, principalmente daqueles que encontraram uma casa editorial na sua 10k. SALIMATA é uma das vozes emergentes que têm despontado a partir desse selo e no final de 2025 virou todas as atenções para si com The Happening, um álbum que não deixa dúvidas quanto à profundidade lírica e à elasticidade nos flows da novata e que encantou também a gerência do A COLORS SHOW, obtendo agora o seu próprio lugar nessa grande montra musical do YouTube com uma performance imaculada de dois dos temas desse mencionado longa-duração, “Jackpot” & “Foil”.


[Jodan Ward] “Stranger” @ A COLORS SHOW

Por cá, rendemo-nos prontamente a Jordan Ward aquando a chegada do seu primeiro álbum, FORWARD (2023), muito pela engenhosa forma com que a sua voz transita num qualquer doce limbo entre rap e soul. O seu nome voltou à baila nos últimos meses com o lançamento de alguns singles que deixam antever a chegada do seu próximo BACKWARD e este “Stranger”, que mereceu estreia absoluta no A COLORS SHOW, é uma das mais belas redenções que vão poder escutar por aí nos próximos tempos. 2026 está mesmo a prometer…


[Tommy Wright III] Ao Vivo @ Boiler Room Memphis: The Legacy of Memphis Rap

Sem lendas como Tommy Wright III, a sonoridade do southern rap nunca tinha chegado a adquirir os contornos que a tornaram lendária, ao ponto de inspirarem artistas como o acima mencionado Denzel Curry aos dias de hoje. Num gesto mais do que merecido, o Boiler Room decidiu homenagear alguns dos pioneiros desta estética hiphopeana, oferecendo-lhes palco no seu popular canal YouTube. Vale a pena descobrir e re-descobrir os temas deste veterano, que por mais anos que passem nunca deixam de soar a frescos. E é igualmente urgente acompanhar os restantes vídeos desta série Boiler Room Memphis: The Legacy of Memphis Rap, que contêm actuações de Shawty Pimp, DJ Spanish Fly ou Al Kapone.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos