Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[J. Cole] “THE FALL-OFF… DISC 2 TRACK 2”
É uma história que já tem barbas, mas ao que tudo indica vai valer a pena. Há já quase uma década que J. Cole vem a apontar para The Fall-Off e a semana passada trouxe novos contornos face a esse capítulo da sua jornada artística, que não apenas soa promissora como parece estar mesmo aí ao virar da esquina. Na introdução deste “THE FALL-OFF… DISC 2 TRACK 2” — cujo próprio título deixa desde logo antever a possibilidade de um álbum duplo —, o rapper informa-nos que esta obra tem estado a ser cuidadosamente esculpida ao longo dos últimos 10 anos com o intuito de vir a ser o melhor registo da sua carreira. Já o tema em si é um interessante desafio de escrita que coloca Cole a ver a sua vida passar no sentido inverso — da morte ao nascimento — e soa a uma das suas malhas mais bem conseguidas de sempre. Segundo nota o recente anúncio, The Fall-Off chega já no dia 6 de Fevereiro.
[Earl Sweatshirt] “INFATUATION”
Spoiler alert: Live Laugh Love, de Earl Sweatshirt, foi um dos melhores discos de 2025 para a equipa do Rimas e Batidas, lista que dentro de poucos dias deverá aterrar por aqui. É também esse o registo do qual faz parte este “INFATUATION”, um daqueles temas mágicos que ganhou asas por si só, já que era um dos mais rodados pelos fãs ainda antes de ter adquirido o estatuto de single na semana transacta. No videoclipe agora partilhado, que foi realizado por Nicholas Stafford Briggs e teve como director criativo Sage Elsesser (aka Navy Blue), podemos ver várias cenas dos bastidores de um restaurante compiladas, como que a dar-nos a assistir à preparação da “refeição no inferno” — mítica cena do filme 300 a que Earl faz referência nos versos.
[Halima] “laundromat”
2025 foi um ano importante para a drink sum wtr, editora de Brooklyn, Nova Iorque, que se tem especializado em descobrir alguns dos mais interessantes talentos da soul e do R&B. Um dos muitos lançamentos que a label protagonizou — entre gente como yaya bey, St. Panther ou Deem Spencer — foi o álbum de estreia de Halima, SWEET TOOTH, um conjunto de 11 interessantes faixas que demonstram a pluralidade da sua criatividade musical, feito de momentos que vão da afro-pop ao UK garage e dos bangers para os clubes às frequências mais acústicas em que pairam pensamentos introspectivos, como é o caso deste “laundromat”.
[Elmiene] “Reclusive”
“Reclusive” é o novo single do artista britânico-sudanês Elmiene e antecede a chegada do seu aguardado longa-duração de apresentação, Sounds For Someone, que está previsto chegar a 27 através de uma edição pela Def Jam e cuja ficha técnica vai compreender nomes como Raphael Saadiq, Baby Rose, Saba ou No I.D.. Neste avanço somos embalados por um riff de piano ágil com melodias cintilantes sobre um groove pulsante, equilibrando soul com nuances de funk, enquanto liricamente Elmiene se propõe a ampliar um dos momentos mais mundanos da sua vida — um auto-isolamento.
[Guapdad 4000] “Champagne Showers”
Talvez ande tudo a ver The Bear. E não há mal nenhum nisso — antes pelo contrário, é uma óptima referência. Voltamos a entrar na cozinha, mas desta vez quem nos guia num tom completamente diferente é Guapdad 4000, que a julgar pelas capas dos seus mais recentes singles parece estar aí a preparar a chegada de um novo projecto. Depois de “Paysexual” e “Daddy” ainda em 2025, o MC californiano dá continuidade à exploração de uma sonoridade nostálgica que faz lembrar os tempos de quando os The Neptunes ditavam as tendências nas tabelas de vendas musicais norte-americanas.
[Ego Ella May] “What You Waiting For”
A caminhar em direcção ao seu segundo álbum, Ego Ella May mostra-nos a sua evolução artística em mais um avanço,“What You Waiting For”, fundindo harmonias luxuosas de jazz com uma estética alt-soul e uma batida recheada de swing, enquanto cria uma atmosfera dinâmica e moderna. A faixa funciona como um “hino para escolher o agora em vez de esperar”, uma chamada para viver o presente em toda a sua plenitude, temática que ressoa profundamente com o espírito purista da obra que se avizinha, feita com Good Intentions — a edição ocorre no dia 20 de Março.
[A$AP Rocky] “STOLE YA FLOW”
E o herói da semana passada foi… A$AP Rocky! O rapper e trendsetter de Harlem, Nova Iorque, voltou finalmente aos discos com Don’t Be Dumb e deixou a Internet num alvoroço, tais eram as saudades que o público tinha do homem que ao longo da carreira edificou clássicos contemporâneos como LONG.LIVE. A$AP e AT.LONG.LAST.A$AP. Uma das faixas que os cibernautas mais têm partilhado nos últimos dias é “STOLE YA FLOW”, uma malha tão sinistra quanto pujante na qual Rocky dispara rimas apontadas àqueles a quem servir a carapuça, como explicou numa reveladora entrevista ao New York Times.