Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Kid Capri] “Talk Heavy”
De Jay-Z a Kendrick Lamar, passando por Snoop Dogg, Big L, KRS-One ou até mesmo Madonna. O currículo de Kid Capri é enorme e cheio de colaborações prestigiantes, mas o MC e produtor de Brooklyn não foi feito para ficar a viver uma reforma à sobra de sucessos passados. O novo “Talk Heavy” mostra-nos um veterano com mais garra do que muito “sangue novo” que para aí anda e volta a meter no mapa, em grande estilo, um nome que já circula no circuito do hip hop há quase quatro décadas.
[FERG] “BIG DAWG”
Em modo “BIG DAWG”, FERG continua a apontar-nos em direcção ao seu próximo projecto, Flip Phone Shorty – Strictly for Da Streetz Vol. 1. Depois de “FERG STRONG” e “P.O.L.O.”, o rapper de Harlem volta a entregar-nos um novo banger em jeito de antecipação a esse trabalho de longa-duração que tem data de edição a 28 de Novembro, dois anos após o seu último álbum DAROLD.
[Verb T & Vic Grimes] “Not There”
Dois anos depois de The Tower Where The Phantom Lives, os caminhos de Verb T e Vic Grimes voltam a cruzar-se para uma sequela que é também o mais ambicioso esforço criativo dos dois artistas. “Not There” serve de prenúncio para To Love a Phantom, um LP de 26 faixas divididas em dois actos que será selado pela High Focus Records a 11 de Dezembro. TrueMendous, Harry Shotta, Leaf Dog e Farma G são alguns dos convidados confirmados no alinhamento.
[E.se & João Tamura] “Tejo” feat. Tekilla
A Porcelana de E.se e João Tamura começa a ganhar contornos cada vez mais visíveis — e audíveis. O álbum que vai juntar os dois artistas está planeado para ver a luz do dia em Abril do ano que vem e, quatro meses após “o espaço entre as coisas”, o par volta à carga com mais uma amostra desse registo que terá Krayy a assumir a produção juntamente com E.se. Em “Tejo”, contam com a participação do veterano Tekilla para, juntos, nos darem uma lição sobre justiça humanitária e social.
[Eem Triplin] “If I Wanted To”
2025 é o ano de sonho de Eem Triplin. Activo na cena desde o final da década transacta, o jovem da Pensilvânia lançou o seu interessante álbum de estreia Melody of a Memory em Fevereiro último e cativou imediatamente o público pela sua abordagem autoral às linguagens do trap e do R&B contemporâneo. Insaciável, “If I Wanted To” é já o seu quarto tema novo desde a edição desse disco de apresentação e surge alguns meses depois de ter sido convidado para integrar a turma deste ano da XXL Freshman.
[Armand Hammer & The Alchemist] “California Games” feat. Earl Sweatshirt
Não são precisos dois dedos de testa para fazer esta conta. “California Games” era, à partida, a faixa mais ansiada do novo projecto que junta as rimas dos Armand Hammer aos beats de The Alchemist, isto graças à participação do ilustre do underground Earl Sweatshirt, com quem o par formado por billy woods e E L U C I D tem erguido faixas de culto do panorama alternativo do rap como “Tabula Rasa”, “Ramesses II” e “Falling Out The Sky”. Esse ponto alto do alinhamento de Mercy conta agora com um vídeo criado por Shane Ingersoll, que levou à letra o título da faixa ao transportar os seus intervenientes para um ambiente de videojogo.
[Erykah Badu] Ao Vivo @ Popcast
Erykah Badu largou uma verdadeira bomba quando anunciou que tinha um álbum a meias com The Alchemist prestes a sair. O single “Next To You” veio criar ainda mais expectativa para aquele que seria o seu primeiro registo de longa-duração em 15 anos, mas rapidamente descartou a edição desse trabalho sem dar grandes justificações. No meio da incerteza, o seu visionário Mama’s Gun completou 25 anos de vida e tem servido de motivo para que a diva da neo-soul seja destaque em várias publicações da especialidade, recuperando esse importante legado que deixou na indústria musical. A sua mais recente aparição no Popcast teve direito a brinde, já que deu origem a novas interpretações ao vivo de clássicos seus como “Didn’t Cha Know” ou “On & On”. A abrir o alinhamento desta breve performance está ainda “Echos 19 (mix 122)” , uma demo desse tal LP com The Alchemist que deu a conhecer em primeira mão para a Amazon Music em Junho.