pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/11/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/11/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[GENA] “Circlesz”

É uma colaboração que faz todo o sentido do mundo. GENA é o resultado de um esforço conjunto entre Liv.e, a cantora e produtora que tem elevado o psicadelismo dentro da neo-soul, e Karriem Riggins, baterista de jazz que tem também trilhado um caminho peculiar no hip hop inspirado pelos feitos de Madlib ou J Dilla. O par estreou-se na semana passada com este “Circlesz”, um R&B lo-fi de contornos vintage que parece apontar a um possível projecto de maiores dimensões, depois da dupla ter já dado alguns concertos misteriosos usando o alter ego GENA, um acrónimo para God Energy, Naturally Amazing.


[FKA twigs] “HARD”

Quando uma reedição deluxe de um álbum vira um projecto que vive por si só, então a coisa é “HARD”. Foi essa a vontade que FKA twigs nos fez em EUSEXUA Afterglow, um conjunto de 11 faixas editado como forma de complementar as sonoridades que já havia explorado nas outras 11 canções que havia lançado logo em Janeiro sob o mote de EUSEXUA. O clash sonoro entre música pop e cultura rave continua em boas mãos, como podemos facilmente perceber — e dançar — neste “HARD”.


[Amigo Ivo & Benny Broker] “O Barco”

Ser alternativo, underground ou apologista do DIY não tem de ser sinónimo de cumprir apenas com os mínimos olímpicos para que uma obra artística se torne credível. Neste novo “O Barco”, Amigo Ivo e Benny Broker mostram que é possível fazer muito com pouco ao entregar-nos um vídeo que mistura imagens reais a bordo de uma embarcação com uma versão das mesmas recriada utilizando os bonecos e marionetes artesanais de Bam. O cantautor e o rapper têm vindo a estreitar uma parceria que já se estendeu a vários temas e que em breve deverá culminar no lançamento do primeiro álbum em conjunto, Respira Fundo.


[billy woods & August Fanon] “Complications” feat. Aesop Rock

Dois dos mais exímios alunos da escola do indie rap nova-iorquino voltam a contracenar numa faixa. “Complications” coloca lado a lado os cirúrgicos versos de billy woods e Aesop Rock e surgiu no YouTube juntamente com um videoclipe assinado por Evan Gütt e Nimi Einstein, que é parte de uma longa-metragem que pode ser vista na sua totalidade aqui (por tempo limitado). Este é mais um produto da era GOLLIWOG, o brilhante LP editado por billy woods na primeira metade deste ano e que recentemente ganhou uma nova versão, gowillog, em que August Fanon se junta ao MC para recriar os temas originais, como aconteceu neste “Complications”.


[Benny Sings] “Castle”

Fazer castelos na areia é como andar de bicicleta — quem sabe não esquece. Os anos vão passando e Benny Sings, a caminho das três décadas de actividade na música, continua a dar provas de ser um dos raros artistas que conseguem pintar a estética da soul com certos tons de jovialidade e despreocupação. “Castle” é mais uma amostra desse colorido universo do artista neerlandês, que joga na equipa da norte-americana Stones Throw Records, e a primeira canção nova desde que voltou a reactivar a sua veia de produtor em Beat Tape III.


[Força Suprema] “Conto de Fadas” feat. Rahiz

Os anos também passam pela Força Suprema e aquele que é tido como um dos principais grupos de hip hop da Linha de Sintra chegou à sua fase mais madura de sempre, agora formado apenas por NGA e Don G. Pondo tudo em perspectiva, os dois rappers falam de um trajecto alicerçado nas ruas que não foi “Conto de Fadas”, mas que deu origem a “carros e casa pagas” para a dupla. Com participação de Rahiz e produção de Black Rose, este é o primeiro novo single de Força Suprema desde que lançaram o longa-duração Baseado Em Factos Reais no início deste ano, trabalho que serviu de mote para uns novos ténis de edição limitada.


[Cookin Soul & Max B] “Take Me Away”

Pioneiro do rap “cantado” e dono de um legado que, embora curto, é inquestionável, Max B viu a sua ascensão ser interrompida em 2009 quando foi condenado a 75 anos de prisão. Após desenvolvimentos no caso, viu a pena ser reduzida e finalmente saiu em liberdade no início deste mês, estando a aproveitar todas as oportunidades para reatar ligações à cultura do hip hop. Enquanto o veterano não presenteia as ruas com música nova, o produtor espanhol Cookin Soul voltou a fazer das suas ao repescar os versos de “Take Me Away” para lhes dar uma roupagem mais refrescante.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos