pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/11/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/11/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Noname] “Hundred Acres” feat. Devin Morrison

Kit de bateria carregado de bouce, riff de piano que impõe respeito e um infindável número de flores soul que desabrocham a cada refrão para acompanhar as entradas de Devin Morrison. Nas rimas, mais afiadas que nunca, mostra-se pronta para regressar ao hustle. Assim se faz o regresso de Noname aos singles em nome próprio, dois anos após o seu aplaudido álbum Sundial, de 2023. Apesar do aroma a clássico, “Hundred Acres” marca a entrada numa nova era para a MC de Chicago, que garantiu que se trata do primeiro avanço de um projecto maior — Cartoon Radio.


[Charif Megarbane & Sven Wunder] “Helia”

Os últimos anos têm sido de clara ascensão para Charif Megarbane, músico e produtor libanês que tem o seu estúdio actualmente sediado em Lisboa e com quem falámos este Verão. Com mais de uma centena de discos editados na sua Hisstology e aclamados capítulos inscritos na epopeia da Habibi Funk, tendo pelo meio produzido em Portugal o terceiro LP de Dana and Alden para a Concord Jazz, Megarbane recebe agora as suas flores ao ser convidado para interpretar uma das suas composições no A COLORS SHOW, convidado o não menos reputado Sven Wunder para o acompanhar às teclas em “Helia”, um encanto a quatro mãos registado em Habibi Funk 030: Hawalat.


[Navy Blue] “Orchards”

As águas dos rios podiam separar-se para deixar passar Navy Blue sempre que ele sentisse a necessidade de os atravessar para vir comunicar connosco. É um dos raros messias que podemos apontar nos turbulentos dias que correm e as suas palavras chegam-nos como que pequenos focos de luz que nos ajudam a escolher caminhos. Há calma em escutá-lo e fazê-lo parece cada vez mais urgente. Navy Blue é o mais digno na linhagem de sucessores a Ka e este “Orchards” comprova-o numa altura em que se prepara para nos entregar um novo trabalho — The Sword & The Soaring chega no dia 11 de Novembro.


[keiyaA] “k.i.s.s.”

A parceria que keiyaA estabeleceu com a realizadora Caity Arthur continua a dar bons resultados e “k.i.s.s.” é já a terceira peça visual que alcançam em conjunto. Estética vintage de televisor CRT a condizer com as fragrâncias a R&B do início do milénio invocadas pela artista para o mais recente single da saga de hooke’s law, o álbum que lançou no final da semana passada pela XL Recordings, no qual continua a dar provas de ser uma das mais interessantes cosmonautas da música urbana contemporânea, onde a soul se funde com o digital.


[TiaCorine] “Damn Right” feat. Pouya

Saiam da frente para a deixar passar, pois todos sabemos quem sai realmente amachudado da história do comboio que embateu no carro. Se TiaCorine é demasiada areia para muitas das camionetes que por aí andam? A resposta está no seu novo single: “Damn Right”. Com Pouya a dar ares de sua graça nos adlibs, esta malha extraída do recente CORINIAN evoca o lado mais macabro do hip hop sulista dos EUA e é um dos melhores cartões de visita para entrar no peculiar universo da rapper da Carolina do Norte.


[Chy Cartier & Lil Yachty] “Here We Go Again”

A dois é 2 EASY, principalmente se os intervenientes forem Chy Cartier e Lil Yachty, dois MCs de diferentes estatutos e situados em margens opostas do Atlântico mas com a mesma dose de confiança. “Here We Go Again” é o potente lado B do single que contém também o drill etéreo que é “Easy Peasy”, um dos bons “sustos” que a indústria musical nos pregou no passado dia de Halloween.


[Little Simz] “Free”

Little Simz foi anunciada como a mais recente artista a integrar a série Songline da Amazon Music, um projecto que vai oferecer ao público uma visão profunda e exclusiva do seu processo criativo, da sua abordagem aos espectáculos ao vivo e das histórias por trás da sua música sempre pertinente. O episódio dedicado à artista, vencedora de um BRIT Award e do Mercury Prize, acompanha os bastidores da sua actuação no Meltdown Festival no Royal Festival Hall com a Chineke! Orchestra, em Junho deste ano, e explora as faixas do mais recente LP, Lotus. O filme completo ficará disponível no dia 21 de Novembro, do qual já se pode ver e escutar este “Free”.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos