pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/09/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/09/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Karetus] “Moleirinha” feat. CONAN OSIRIS, Julio Pereira & Isabel Silvestre com Vozes de Manhouce

Que lindos olhos tem a filha da Moleirinha. E que bela que é esta nova versão dos Karetus, que estão a abraçar cada vez mais o cancioneiro tradicional português e a trazer essas memórias para um contexto mais actual da música electrónica. Depois de “Laurinda” (com Vitorino e IOLANDA), a dupla formada por Carlos Silva e André Reis volta a antecipar o próximo álbum, Modas, com este “Moleirinha”, em que conta com contributos de Julio Pereira, Isabel Silvestre com Vozes de Manhouce e ainda o inimitável Conan Osiris, que nos brinda com mais um verso para matar a sede.


[Ovrkast.] “Dog Days” feat. Saba & Frsh Waters

Depois dos beats vincados que adornaram os seus raps em KAST GOT WINGS no ano passado, Ovrkast. dobrou as leis da ciência musical ao regressar a uma sonoridade mais orgânica para nos entregar While The Iron Is Hot em Maio último. É um dos trabalhos mais jazzy a surgir dos campos do hip hop em 2025 e nele o rapper californiano conseguiu reunir vários nomes de peso que casam na perfeição com o seu tipo de escrita, mais meditativo, como são os casos de Saba e Frsh Waters, convidados deste “Dog Days”, que é já o sexto single do disco.


[MAR] “CARÍSSIMA”

“Vou enrolar uma com o meu papel de vítima.” É de forma bem poética que MAR arranca a sua mais recente faixa avulso, um daqueles pormenores que a fazem destacar-se das demais vozes que vão populando o espectro do R&B nacional. Cada vez mais próxima das suas raízes, com um bairro algarvio enquanto pano de fundo, este novo videoclipe da artista é mais uma peça revelada do seu futuro álbum de estreia, com produção da própria MAR e uma guitarra tristonha dedilhada por Dinis Mateus.


[Nia Archives] “Maia Maia” feat. CLIPZ

Já cheira a carnaval para os lados de Nia Archives. Num novo lançamento pela sua editora Up Ya Archives, a DJ, produtora e cantora inglesa volta a homenagear as sonoridades do Brasil em contexto de rave e serve-nos mais uma bela malha de jungle, exercício que ela tão bem tem sabido fazer nestes últimos anos. Em colaboração com CLIPZ, “Maia Maia” chegou ao YouTube com uma peça de animação que faz lembrar um videojogo arcaico.


[Phoenix RDC] “Aplausos”

Phoenix RDC abre o coração depois de ouvir os “Aplausos”. Medindo o pulso à sua carreira, o veterano MC de Vialonga parte para mais um single na antecâmara do lançamento do seu muito aguardado próximo projecto, Último Rapper, que está planeado para uma edição no dia 17 de Outubro. Com produção de Jay Duggal e Samuel Wierstra, “Aplausos” foi apresentado como sendo o penúltimo avanço do sucessor de Cool Kid (2022), o que significa que as próximas semanas ainda nos reservam mais um aperitivo.


[Chip] “Grime Scene Saviours (Reloaded)” feat. Wiley, Scorcher, Jammer, Kasst 8, D Double E, JME, P Money, Specs & Big Narstie

Chip está mesmo empenhado na tarefa de fazer ressurgir o grime e de o tornar novamente aceite no mainstream. Foi por isso que este ano se fez à estrada com um álbum intitulado Grime Scene Saviour, mas sobretudo por estar a incluir alguns dos seus pares nesta missão. Depois da posse cut de contornos históricos que foi a faixa mais badalada desse longa-duração, “Grime Scene Saviours”, chega-nos agora a versão reloaded com um elenco diferente, onde encontram nomes lendários como Wiley, JME ou P Money.


[Da Chick] “Satisfy My Soul”

“Satisfy My Soul” demarca a filosofia sonora do actual universo que Da Chick em jeito de preparação para Up in The Clouds, o álbum que deverá lançar dentro de breve. Através da produção cuidada de Miguel Nicolau, a artista simplifica o sofisticado e transforma aventuras harmónicas de jazz e profundidade emocional da soul num cocktail de sorrisos e ondas, em que o groove convida à celebração do que faz bem ao espírito.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos