Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[YeezYuri] “teletubies”
Há já um par de anos que YeezYuri anda a ameaçar rebentar com um EP em nome próprio, marco importante para uma carreira que tem sido feita, acima de tudo, nos bastidores da indústria a produzir para gente como T-Rex, Prodígio, Rafaell Dior ou Mike11. Esse trabalho de estreia está a tornar-se cada vez mais palpável e logo ao lado de um dos nomes mais sonantes da praça nacional. Depois de “diamante”, os Wet Bed Gang voltam a assistir o produtor neste “teletubies”, um tema descontraído que serve de segundo prenuncio de MAIS OU MENOS.
[10/16] “Cansado” feat. Cravas
Apesar de mais discretos, também os 10/16 têm andado a distribuir algumas das melhores jogadas nos corredores da indústria musical. Os irmãos Telmo e Tiago são quem está por detrás do estúdio COZY, que sem servido de berço de várias malhas de alguns dos maiores nomes da esfera portuguesa, como Bispo, Bluay ou Murta. A sua veia criativa, no entanto, está ainda mais patente no projecto 10/16, sob o qual já editaram alguns “pequenos” projectos — curtos na duração, mas impactantes pela frescura sonora. Depois do último all i see is blur (2024), têm sido regulares na mostragem de novos singles e este “Cansado” é o mais recente a surgir na lista.
[TiaCorine] “Bakcyard” feat. JID
TiaCorine e JID formam uma dupla bem endiabrada nesta nova faixa que promete aterrorizar qualquer “Bakcyard”. A produção dilacerante é da autoria de Hit-Boy e resulta naquele que é já o terceiro avanço do álbum de estreia de TiaCorine pela Interscope Records, um ano após o EP Almost There. CORINIAN sai no dia 10 de Outubro e será o culminar de uma jornada de vários discos editados por outros selos de menor expressão mediática.
[Rapsody & Madlib] “Daddy’s Girl”
Uma colaboração entre Rapsody e Madlib não estava no nosso bingo para 2025 mas deve ser aplaudida alto e em bom som, ainda para mais agora que os resultados estão ao alcance de todos. MadRaps é um duplo single que começou por estar disponível apenas em formato físico e consta agora também nas plataformas digitais para deleite de todos os hip hop heads à volta do globo. “Daddy’s Girl”, servido com uma animação em que podemos ver uma pequena Rapsody cartoonesca chateada com a vida, é um desses temas.
[Little Simz] “Don’t Leave Too Soon”
Little Simz não é de ficar demasiado tempo parada no mesmo sítio esta sua nova música mostra-nos isso mesmo. Embrenhada em teclas etéras e breaks de jungle, a MC inglesa fala-nos de questões como mortalidade, saúde mental e conexões pessoais neste “Don’t Leave Too Soon”, criado com o propósito de ingressa na banda sonora de Steve, um filme da Netflix que estreia dentro de breve.
[Jordan Ward] “JUICY”
Foi uma das surpresas de 2023 que acompanhámos bem de perto graças ao seu álbum FORWARD, que virou peça de culto no mundo inteiro e permitiu que Jordan Ward tocasse ao vivo em imensos países — Portugal não foi excepção. Agora que a poeira assentou, pode vir aí um novo plano para voltar a tomar o globo de assalto com mais um disco e “JUICY”, uma faixa que combina R&B com rap, country e rock alternativo, uma boa casa de partida para uma futura jogada desse calibre.
[Sessa] “Vale a Pena”
Psicadelismo soul e introspecção sobre a vida são os principais ingredientes de “Vale a Pena”, a canção que abre o caminho rumo ao próximo álbum de Sessa. Envolto numa produção tão minimal quanto luxuosa, o single cativa pelo balanço lento, as percussões delicadas e pelo piano eléctrico Suette, um instrumento brasileiro obscuro que se assemelha ao icónico Fender Rhodes. Pequena Vertigem de Amor vê a luz do dia a 7 de Novembro pela Mexican Summer.