pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/08/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/08/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Knucks] “CUT KNUCKLES”

Os relatos vindos das ruas de Londres levaram-no ao topo do rap britânico e agora que tem muitos olhares atentos à sua arte recupera as origens nigerianas para mostrar ao mundo inteiro de que fibra é feito. Com batida jazzy de cadência lenta, “Cut Knuckles” é a primeira amostra que Knucks nos deu relativamente ao seu próximo álbum A Fine African Man, onde o MC narra a sua jornada desde a precariedade na Nigéria até à liberdade e estabilidade que agora goza na capital inglesa. O videoclipe, filmado em Lagos e dirigido por Director K, captura esse contraste com imagens que tanto mostram a pobreza do país africano como o interior de um apartamento de ar luxuoso.


[ENNY] “Cabin Feva”

Na casa da FAMM, editora chefiada por Jorja Smith, ENNY é um dos principais talentos a ter em conta. Depois de dois anos sem nova música a solo desde o EP We Go Again, a artista volta a mostrar a sua sensibilidade — tanto poética, como musical — em “Cabin Feva”. Produzida por Moo Latte, a faixa mistura rap com uma sonoridade de soul contemporânea, onde teclados cintilantes e um crescendo orquestral lhe ampliam a aura introspectiva e cinematográfica. Otis Dominique co-realiza a peça visual em colaboração com a própria ENNY, encenando uma poderosa narrativa de empoderamento feminino.


[Nana & Buddy] “Double Lap”

Dentro de uma nova bolha de rappers com origens ganesas a actuar nos Estados Unidos da América, Nana é um nome para manter debaixo de olho. Em fase de afirmação no circuito da West Coast, tem-se destacado sobretudo pela vertente do storytelling, já lançou alguns discos — Are U Still There? (2024) é o mais recente — e tem vindo a colaborar com alguns dos melhores talentos da cena independente, como Blu ou Evidence. Buddy, com quem já tinha contracenado em “Dontplaydat”, volta a dar-lhe a mão neste “Double Lap”, um banger etéreo que serve de confessionário para o par.


[Frisco] “Owe Me One” feat. JME, Flowdan & JayaHadADream

Nas redes sociais parece estar a gerar-se um debate sobre qual a maior potência do rap — EUA ou Reino Unido? “Owe Me One”, um tema de Frisco com colaborações de JME, Flowdan e JayaHadADream, chega na altura perfeita para recordar que o core das cenas dos dois países é bem distinto e volta aqui a elevar o grime a sub-género de excelência dentro do hip hop. Beat com sabor a Y2K e quatro deliveries imaculadas ajudam a sublinhar, sobretudo, as diferenças entre os dois países. Porque no final de contas, não interessa saber quem o melhor, mas sim detectar as nuances que as distinguem e que, de uma forma ou de outra, acabam por influenciar o quadro geral do rap global.


[Terrace Martin & Kenyon Dixon] “See You Later”

Em Come As You Are, Terrace Martin e Kenyon Dixon esculpiram um corpo sonoro capaz de mesclar diferentes eras da música afro-americana, do jazz analógico à espiritualidade do gospel, passando também pela elegância da soul, o lado mais sedoso dos grooves de hip hop e uma certa modernidade vinda do R&B. A soma de todos ingredientes traduz-se num dos álbuns mais delicados da música negra norte-americana a serem editados este ano, algo bem patente neste registo ao vivo de “See You Later”, uma balada de amor assente em luxuosos arranjos.


[Domo Genesis & Graymatter] “Weezy Face”

Outrora visto como um dos grandes letristas da turma Odd Future, Domo Genesis tem estado a tentar recuperar a atenção do público com vários trabalhos editados nos últimos anos. Na passada sexta-feira, voltou a juntar-se a Graymatter para nos dar o sucessor de What You Don’t Get?! (2023), um curta-duração intitulado WORLD GONE MAD. É por lá que podemos encontrar esta “Weezy Face”, uma faixa drumless que invoca o peso de uma orquestra de instrumentos de sopro em combinação com uma guitarra acidificada.


[BNYX®] “U Don’t Have These / Automoto” feat. BXKS & ODUMODUBLVCK

BNYX® tem actuado, acima de tudo, como sidekick de alguns dos nomes mais sonantes do hip hop da actualidade, estando creditado como produtor em vários temas de Drake, Travis Scott ou Yeat. Mas volta e meia solta algumas malhas suas cá para fora, onde vai recebendo convidados para dar voz às suas batidas. “U Don’t Have These” e “Automoto” tinham sido editadas em separado, mas surgem coladas neste novo vídeo do artista de Filadélfia, sendo a primeira especialmente deliciosa pela forma como BXKS desenrola as suas rimas sobre o instrumental claramente influenciado pela cena UK.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos