pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/05/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/05/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[King Bigs] “O Rap É Nosso” feat. Kroa

King Bigs não precisa de ir ao encontro do mainstream para ter os seus versos na ponta da língua do público do hip hop nacional. Um dos mais carismáticos MCs da nova geração, é através do vernáculo que aprendeu — e inventou — nas ruas que vê a sua influência passar de boca em boca, como só as verdadeiras figuras de culto conseguem fazer. É caso para dizer que o game do rap tuga joga a seu favor, mas o mais recente single do artista do Monte da Caparica lança também a luz dos holofotes a Kroa, rapper que estamos habituados a escutar por entre o quarteto de vozes conhecido por Wet Bed Gang. Juntos, não vacilam em afimar “O Rap É Nosso”, puxando as brasas às respectivas sardinhas, mas nunca esquecendo o lado comunitário e territorial que fundou esta cultura urbana: “Margem Sul contra todos, Portugal contra o mundo inteiro.” Biggavelli continua a somar pontos e a ver subir a sua cotação no mercado e neste momento apenas peca por ainda não nos ter entregue o tão esperado álbum de estreia, Da Psiquiatria para Hollywood. Quando tal acontecer, será caso para dizer: “Que meeeeeeedo!”


[Trista] “Chove, dá flor” feat. Tristany Mundu

Muitos trocam rimas em estúdio com os “irmãos” que vão ganhando ao longo desta grande jornada que é a vida, mas poucos têm a oportunidade de o fazer com aqueles que literalmente partilham do mesmo sangue. A caminho de um novo disco, Trista pinta-nos mais um quadro sonoro em “Chove, dá flor”, desta vez ao lado de Tristany Mundu, mostrando versatilidade face a tudo o que já vinha a fazer quer a solo, quer com os Instinto 26. Com o sucessor de Tristianismo mesmo aí ao virar da esquina, eis mais uma amostra do que está para vir, que se junta a uma generosa lista de avanços que já conta com “Champagne” (com Harley KSD), “Possibilidade” (com EMMVR), “100 Por Dentro” e “Só Resta Lembrar”.


[Maxo Kream] “Triggaman” feat. Denzel Curry

“Triggaman” é o tema que encerra o álbum Personification (2024), de Maxo Kream, com uma energia intensa e sombria, mergulhando no universo do horrorcore de Memphis. A atmosfera inquietante casa na perfeição com o convidado Denzel Curry e serve de base para um jogo de referências a vilões icónicos do cinema como Darth Vader e Freddy Krueger. A colaboração era já um dos pontos altos desse disco editado no final do ano passado, mas o videoclipe, lançado recentemente, vem dar-lhe um novo boost, adoptando uma estética maximalista, com luzes intermitentes e cortes rápidos, intensificando a sensação de caos e tensão que era já inerente à faixa.


[Venna] “My Way”

“My Way” marca uma viragem significativa na carreira de Venna, conhecido pelo seu talento como saxofonista e produtor. Neste tema, o artista londrino assume pela primeira vez a posição de vocalista principal, explorando uma faceta mais íntima e vulnerável da sua expressão artística. Co-produzida com willcomodo, a faixa evoca uma melancolia romântica bem ao sabor do R&B contemporâneo e, segundo o autor, surgiu nos momentos finais da produção daquele que será o seu próximo álbum, reflectindo a importância de se continuar a explorar em estúdio mesmo quando se pensa ter concluído um projecto.


[Nami] “Hues”

Entre o inglês e o crioulo, Nami navega a sua própria onda em WARM, o álbum de estreia com que nos brindou ha um par de semanas. “Hues” é uma das canções que surgem já na recta final desse LP e conta agora com o acompanhamento visual perfeito: o clichê do pôr-do-sol embala-nos ainda mais por entre as doces cordas da guitarra e da voz do músico de origem cabo-verdiana, ele que, antes desta aventura a solo, andou a distribuir o seu “mel” pelos bastidores da indústria norte-americana, tendo o seu nome cravado em fichas técnicas de projectos de artistas como Travis Scott, Lil Yachty ou Ariana Grande.


[Bas] “Norbit” feat. The Hics & Ab-Soul

O próximo álbum de Bas será em regime colaborativo com os The Hics, dupla inglesa que é adepta da fusão entre a electrónica e géneros como o jazz ou a soul. Melanchronica chega já daqui a um mês, no dia 17 de Junho, e conta com um par de avanços cá fora. Depois de “Everyday Ppl”, agora temos “Norbit”, onde Ab-Soul é somado à equação de um hip hop alternativo que segue à boleia de um piano cinematograficamente melancólico, mergulhando em temas de traição, abandono e resiliência.


[Craig Daivd] “Wake Up”

O veterano Craig David presta uma homenagem ao UK garage no mais recente avanço do seu próximo LP, Commitment. Com produção de Mike Brainchild, com quem o cantor britânico já tinha colaborado no seu anterior 22, o single envolve as nostálgicas e enérgicas batidas do underground londrino com a habitual seda vocal de David, transmitindo em versos a frustração de alguém que se sente negligenciado numa relação. O videoclipe realizado por Mauro Fernandes Borges acompanha a jornada de um jovem que descobre a paixão pela música, inspirado pelo próprio Craig David, transmitindo a mensagem de que sonhar e persistir é o caminho certo para transformar uma vida.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos