Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Flume & JPEGMAFIA] “Track 1”
A mais recente colaboração entre Flume e JPEGMAFIA, “Track 1”, desafia as convenções da música electrónica e do hip hop de vanguarda através de batidas glitchy e sintetizadores distorcidos, complementados por vocais enérgicos e fora-da-caixa. O videoclipe animado de sete minutos, realizado por James Blagden, capta a viagem criativa da dupla, retratando transformações surreais e aventuras cósmicas que reflectem a natureza experimental da canção. Depois de um primeiro esforço conjunto em 2019 através de “How To Build A Relationship”, “Track 1” é o primeiro single de um EP cozinhado a quatro mãos, We Live In A Society, no qual o par promete continuar a desbravar novos caminhos sónicos.
[Young Thug] “Money on Money” feat. Future
“Money on Money” marca o regresso de Young Thug aos lançamentos a solo após ter sido liberto da prisão e é também a primeira amostra do seu próximo álbum UY SCUTI. A faixa, que consiste numa colaboração com Future, com quem Thugger tinha colaborado recentemente em “Dum, Dumb, and Dumber”, apresenta uma produção intensa de Wheezy e Southside, espelhando o estilo característico do trap de Atlanta. Liricamente, abordam-se temas de ostentação, lealdade e traição, com referências que facilmente podem ser interpretadas como indirectas a antigos amigos e colaboradores que tenham cooperado com as autoridades durante o caso judicial que envolveu a crew YSL. No mesmo dia, a GQ partilhou no YouTube uma longa e esclarecedora entrevista ao rapper.
[Peculiar] “Vampiros”
No seu novo single “Vampiros”, Peculiar reinventa um dos maiores hinos da música portuguesa. Com uma abordagem urbana e contemporânea ao original de Zeca Afonso, mas fiel ao espírito da cantiga de intervenção, o artista emergente oferece uma versão carregada de simbolismo e emoção, onde a metáfora dos “vampiros” ganha nova força num mundo marcado pela desigualdade e pela polarização. O tema foi lançado a 25 de Abril em conjunto com este videoclipe, dirigido por Maria Beatriz Castelo, e é mais uma cartada jogada por Peculiar na antecipação de E No Sétimo Dia Deus Criou, o seu próximo EP.
[Nia Archives & Cheetah] “Get Loose”
Nia Archives estreia o seu próprio selo independente, Up Ya Archives, com uma faixa que é uma celebração vibrante da cultura soundsystem e das raves, combinando as vibrações quentes da música caribenha com as velozes batidas do jungle e criando uma atmosfera de caos controlado que convida à dança. “Get Loose” é uma ode à liberdade e à diversão despreocupada, reflectindo o espírito da editora criada pela artista britânica, que visa destacar a nova geração do jungle e proporcionar um espaço inclusivo para ravers de origens marginalizadas. O produtor de Bristol, Cheetah, colabora com Archives neste single.
[Pibxis & Stone Jones] “Delírio em Xabregas II”
Pibxis e Stone Jones continuam com a marcha da promoção ao seu disco colaborativo Delírio em Xabregas com mais um videoclipe. A alucinante viagem que cruzou o rapper do Porto com o produtor de Lisboa trouxe à tona um rap despreocupado, mas não desleixado, capaz de meter em sentido qualquer hip hop head português, e serviu também para ensaiar algumas interessantes colaborações, como acontece neste mais recente single, “Delírio em Xabregas II”, em que também surgem ao microfone Babba e Benny B.
[redveil] “square one”
redveil completou 21 voltas ao Sol e celebrou a data em jeito de retrospectiva com o lançamento deste “square one”. Co-produzida pelo próprio artista de Maryland e por Johnny May (colaborador de SZA e Tyler, the Creator) e Luke Titus (associado a Noname e Ravyn Lenae), a faixa apresenta uma sonoridade solarenga sobre a qual o rapper explora temas de crescimento pessoal e renovação. Acompanhada por um videoclipe dirigido por 777media, “square one” dá início a uma nova etapa na carreira do promissor redveil, que nos últimos anos tem impressionado com discos como learn 2 swim (2022) e playing w/ fire (2023).
[Central Cee] “No Introduction”
Central Cee já era um artista feito quando, em Janeiro deste ano, se ao primeiro álbum CAN’T RUSH GREATNESS. Não eram, por isso, necessárias quaisquer introduções no arranque do alinhamento desse LP, mas o MC britânico deu-nos as bases necessárias nessa primeira faixa intitulada de “No Introduction”. O grind constante e a sua meteórica ascenção são os tópicos atirados para cima da mesa ao longo destes três minutos de vertiginoso drill à inglesa.