7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


[MentPlus] “Electric Keys”

Uma fórmula que nunca falha: clipes de vídeo vintage inundados de filtros de processamento de imagem para um resultado trippy e glitchy. É esta a proposta visual de MentPlus, assinada por Old Neon, para o seu último single, recuperado de A Spoonful EP de 2016. Uma estreia da Okayplayer, plataforma que tem acompanhado o produtor de Brooklyn desde o LP instrumental Stormy Nights, que celebra em breve o seu segundo aniversário.

 


[Lee Scott x Black Josh] “Social Media”

2018 já começou para Lee Scott, o incansável MC e produtor britânico que não esteve para brincadeiras no ano passado. Entre parcerias com MCs ou produtores, foram ao todo 5 projectos — EP e álbuns — que contaram com o cunho do fundador da Blah Records.

Attack of the 50,000 ft SWEG LAWDS from Outer Space é o seu primeiro registo, em conjunto com Black Josh, nos B-Movie Millionaires. “Social Media” é o novo avanço do projecto, uma sátira à nova geração de artistas, cujo reconhecimento está cada vez mais ligado à forma como operam perante as redes sociais do que à inovação da sua arte.

 


[Binkbeats] “The Waydown (live)”

Em breve celebram-se os 5 anos desde o primeiro vídeo carregado para o YouTube por Binkbeats. O multi-instrumentista holandês ganhou notoriedade ao recriar batidas emblemáticas do repertório da música electrónica global. A série Beats Unraveled foi um sucesso, tendo, em 2014, transitado da sua página pessoal para o canal do Boiler Room.

Depois de desvendar métodos artesanais para chegar às sonoridades de Flying Lotus ou Aphex Twin, Binkbeats passou a apostar também na sua própria criatividade, que culminou com a edição do seu EP de estreia no ano passado. “The Waydown” é mais uma adição à sua conta pessoal de temas, tocado ao vivo neste novo vídeo, em antecipação da sua próxima tour europeia.

 


[Kyle Bent] “Profound”

Primeiro single do ano para um dos príncipes do fast flow da nova escola do rap norte-americano. O vídeo de “Profound” é realizado por B.T. Livin e chega-nos após um ano de menor fulgor por parte de Kyle Bent.

Complex Simplicity e Dreams of a God são os dois últimos LPs editados pelo rapper de Randolph, Massachusetts, em 2016. Kyle não revelou ainda os seus planos para este ano, mas tem já várias publicações de renome a postos para continuar a acompanhar o seu trajecto, como a The Source, a XXL ou a DJ Booth. Não interessa como começa, mas sim como acaba…

 


[AJ Tracey] “Alakazam” feat. JME & Denzel Curry

A febre dos Pokémon parece não ter ainda terminado, com AJ Tracey a escolher uma das mais poderosas criaturas digitais psíquicas para o titulo de um dos temas que integraram Secure the Bag!, o projecto que editou no decorrer do ano passado. JME, irmão de Skepta que com co-fundou os já históricos dos grime Boy Better Know, e Denzel Curry são os convidados da faixa que transitou para 2018, agora ganhar corpo com um vídeo realizado por Luke Carlisle e o próprio AJ Tracey.

 


[Open Mike Eagle] Live @ Tiny Desk Concert

Esta é uma das poucas oportunidades para ouvir Open Mike Eagle acompanhado de uma banda. Brick Body Kids Still Daydream foi o álbum que lançou no ano passado com o carimbo da Mello Music Group, um projecto bastante político que foi abraçado por várias publicações musicais, tendo mesmo alcançado a fase final da triagem em listas de fim de ano — Rolling Stone, Pitchfork ou a NPR escolheram o LP de Open Mike Eagle para integrar os seus Top 50 de projectos editados em 2017.

 


[Luiz Caqui] “Tempestade” feat. DK (prod. Victor Xamã)

Há uma crew no Brasil que tem estado a mostrar argumentos suficientes para fazer abanar o underground. Luiz Caqui representa os Q$MRT, que surge acompanhado pelo colega Victor Xamã, o habitual produtor do colectivo, em “Tempestade” – tema onde também DK é chamado a mostrar serviço com um verso.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira