Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[A$AP Rocky] “Tailor Swif”
É a máquina a influenciar o homem. O novo videoclipe de A$AP Rocky é inspirado pela nova e caótica tendência de vídeos gerados por inteligência artificial, onde um sem-número de situações imprevistas podem acontecer no mais curto espaço de tempo possível. Desta vez, é a dupla formada por Vania Heymann e Gal Muggia quem assegura a componente visual de mais um single de antecipação de DON’T BE DUMB, o muito aguardado álbum que o rapper de Harlem tinha previsto para lançar no final da semana que passou, mas que foi adiado para o Outono que se avizinha.
[Sainté] “V” feat. AntsLive
O percurso de AntsLive tem sido trilhado a maioritariamente a solo e as coisas têm-lhe corrido bem, ao ponto de já contar com um par de discos editados e ser hoje um dos artistas mais promissores da cena hip hop do Reino Unido. Sainté surgiu na mesma altura, mas os números têm-lhe sorrido mais e há todo um burburinho em torno de Still Local, a sua primeira mixtape. “V” é o casamento perfeito entre dois jovens rappers que têm tudo para continuar a dar cartas em solo britânico e uma arrojada fusão entre drill e R&B.
[Nerve] “TONKZ” feat. Songer & D Double E
Nerve ainda é um artista emergente dentro do circuito australiano, mas parece que já está a cair nas graças de alguns nomes mais afamados a nível internacional. Essa notoriedade parece merecida, ainda para mais tendo em conta que consegue produzir e interpretar um grime como se tivesse passado toda a vida em Londres. É essa a conclusão a que facilmente chegamos neste “TONKZ”, onde Nerve recebe o veterano D Double E e o também novato Songer, dois militantes da batida inglesa de diferentes gerações.
[Tommy Richman] “THOUGHT YOU WERE THE ONE”
Avizinha-se a prova dos nove para Tommy Richman. O cantor e MC de Woodbridge, Virginia, já demonstrou que consegue criar um êxito estratosférico com facilidade — “MILLION DOLLAR BABY” é, sem dúvida, uma das faixas com mais rodagem este ano à escala planetária — e vai dentro de breve perceber se tem capacidade para alcançar a mesma proeza com um disco. COYOTE é o álbum que vai lançar no dia 27 de Setembro e tem este “THOUGHT YOU WERE THE ONE” como amostra do que aí vem.
[Bones] “Equipped”
O rap de Bones continua a vir da penumbra, mas nem por isso perdemos totalmente o rasto ao cabecilha da TeamSESH. Elmo Kennedy O’Connor já somou um par de obras este ano — Champion e .ZIP — e editou o single “BlackSabbath”, que na semana passada foi sucedido por este novo “Equipped”, mais uma rajada de rimas sem dó nem piedade que visam qualquer um que tente perturbar a forma como (bem) se movimenta por entre as sombras.
[Fousheé] “100 bux”
“Did you recover from the party favors?” é a pergunta que Fousheé coloca no arranque da sua nova “100 bux”. A resposta só a podemos dar a partir de 13 de Setembro, que é quando dá entrada nas plataformas digitais o seu próximo LP, Pointy Heights, do qual vão fazer parte os seus últimos dois temas — “war” antecedeu este “100 bux”. O R&B de autor da cantora de New Jersey continua a ganhar novas camadas e aqui deixa-se envolver por uma estética de rock indie com direito a fuzz de guitarra.
[Cordae] “Summer Drop” feat. Anderson .Paak
Se recordar é viver, Cordae e Anderson .Paak estão com no pico da sua vitalidade neste novo banger estival cheio de ginga, também muito graças ao toque de Midas aplicado por J. Cole na produção da canção, em que os dois artistas em evidência recuperam uma série de memórias passadas. Dado o óptimo resultado deste “Summer Drop” e do anterior “Two Tens”, fica desde logo a sensação de que este seria um trio com pés para andar num projecto colaborativo. Mas para já, o único plano aqui traçado é mesmo o da edição de The Crossroads, LP que Cordae deverá lançar algures antes de 2024 findar.