Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[JPEGMAFIA] “JPEGULTRA!” feat. Denzel Curry
“Out the trenches for you flabbergasted, fat fucks!” É desta forma bem simpática que Denzel Curry abre a décima faixa do alinhamento de I LAY DOWN MY LIFE FOR YOU, o bombástico álbum que JPEGMAFIA lançou no arranque deste mês. É ao estilo das marching bands norte-americanas que o par se encontra pela quarta vez numa faixa e esta nova colaboração é um dos grandes trunfos do mais recente LP de Peggy, contando agora com um videoclipe realizado pelo próprio Denzel Curry, ele que também tem causado estragos por entre os nossos ouvidos graças a King Of The Mischievous South Vol. 2, editado em Julho último.
[Lee Scott] “merry karma” feat. Black Josh
Se tem selo Blah Records, sabemos que a imundice é garantida. O patrão da editora inglesa, Lee Scott, tem um novo álbum a caminho e, para já, apenas sabemos que se vai intitular La Scala e que “chega dentro de breve”. A altura é, por isso, propícia à sua antecipação pela via dos singles, e nada melhor do que uma colaboração para aguçar o apetite: Black Josh junta-se a Scott neste soturno “merry karma”, que serve também para ajudar a promover a (primeira!) digressão australiana que o par vai realizar já este mês na Austrália e na Nova Zelândia.
[Usimamane] “Biggest Kulture”
A surpresa da semana transacta vai para este “Biggest Kulture”, a mais recente proposta de Usimamane, uma das grandes promessas do rap sul-africano, que no ano passado protagonizou uma estreia nos álbuns através de 19th. Já este ano, da caneta sairam-lhe os versos para “Cheque”, a sua faixa mais popular até à data, entretanto sucedida em Junho por “Star” e agora por este “Biggest Kulture”, uma lição de real talk que destila maturidade. Ninguém diria que só anda nisto há ano e meio…
[AUDREY NUNA] “Suckin Up”
É ao lado do seu habitual produtor, Anwar Sawyer, que AUDREY NUNA volta com mais um single, o seu quarto no presente ano. A artista coreana-americana é um dos segredos mais bem guardados da música urbana, capaz de fundir hip hop com pop, R&B e algumas outras sonoridades menos convencionais, como os glitches que podemos sentir neste pujante “Suckin Up”. Dado que o seu último longa-duração já data de 2021, é bem possível que a cantora e MC esteja a encurtar caminho rumo ao seu próximo grande lançamento.
[Earl Sweatshirt & The Alchemist] Entrevista e Actuação @ Flight Club Fridays
Nem há como negar. Earl Sweatshirt e The Alchemist são dos mais “pesados” do game e têm assinado um sem-número de malhas sonantes ao longo das respectivas carreiras. O trajecto de ambos tem vindo a confluir por várias vezes e cada vez mais ao longo dos anos, ao ponto de em 2023 terem alinhado juntos em VOIR DIRE, onde mora, por exemplo, a sonante “Vin Skully”. Outro dos temas inscritos nesse alinhamento é “Sirius Blac”, que foi escolhido para ser interpretado ao vivo na rubrica Flight Club Fridays, acompanhado por uma breve troca de impressões com os dois artistas californianos.
[Big Sean] “Together Forever”
O alquimista do hip hop está em todas. Após ter servido gente como Kendrick Lamar, ScHoolboy Q, Roc Marciano, Benny The Butcher ou Action Bronson, a sua lista de placements alcançados este ano não dá sinas de abrandamento e em breve vamos poder ver o seu nome a constar também na ficha técnica de Better Me Than You, o álbum que se segue na carreira de Big Sean. “Together Forever” ajuda a antecipar esse disco que sairá no final deste mês pela Def Jam Recordings e tem o rapper de Detroit a alinhar num flex às suas conquistas e capacidades, aproveitando para, pelo meio, também ele dar uma “dentada” em Drake.
[Lil Yachty & Veeze] “Sorry Not Sorry”
A julgar pelos relatos que temos visto por aí, o título deste single podia muito bem ser uma indirecta de Lil Yachty às críticas de que tem sido alvo pela pobre (e atrasada) performance na última edição do festival Sudoeste. Apesar do vacilo, a vida do MC de Atlanta, Georgia, segue o seu caminho com normalidade e há até um novo (e colaborativo) tema seu para degustar nas malhas digitais. “Sorry Not Sorry” é já a quarta faixa em que este “pequeno barco” das rimas se envolve em apenas um mês, depois ter alinhado a solo em “Let’s Get On Dey Ass”, recebido ian em “Hate Me” e ter sido convidado por Mike WiLL Made-It para dividir o microfone com Lil Wayne em “high3r”. Veeze, um dos mais recentes talentos a despontar a partir de Detroit, é seu convidado neste single, em que volta a contar com um videoclipe assinado por Cole Bennett do Lyrical Lemonade.