pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/12/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/12/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Brady Watt] “Without You” feat. Conway The Machine & Talib Kweli

MCs, produtores e DJs são aos pontapés. Mas se o tema da conversa for o baixista mais reputado do game, nesse caso são poucos os nomes que surgem em cima da mesa para além do de Brady Watt. O músico, cantor e produtor inglês, há muito sediado nos Estados Unidos da América, tem vindo a construir uma reputação ímpar no universo do hip hop e no seu catálogo encontramos hoje uma lista invejável de colaboradores vindos deste espectro, que vai de DJ Premier, Ras Kass e Styles P a Westside Gunn, Havoc, Royce Da 5’9” ou Rome Streetz. Numa das faixas que editou este ano, “Without You”, recebe nada mais nada menos do que Conway The Machine e Talib Kweli para uma sessão de “barras” e grooves repletos de soul. Os dois rappers abençoaram a faixa de tal forma que, quatro meses após o lançamento para as plataformas de streaming, Watt se sentiu na “obrigação” de coroar a colaboração com uma peça visual para YouTube.


[Black Josh & Sleazy F Baby] “Chalk + Cheese”

Se tresandar a funk, chamem Black Josh e Sleazy F Baby para lidar com o assunto. O produtor que se divide entre Londres e Los Angeles, Drae Da Skimask, colaborador de gente como IAMDDB, Lord Apex ou Ramirez, saiu da sua zona de conforto e brindou aos dois artistas da Blah Records com um instrumental que nos remete para os primórdios do hip hop, quando o break era o Santo Graal e os BPMs ligeiramente mais elevados. Black Josh e Sleazy F Baby — que este ano editaram a solo Today’s The Day e Blaxploitation, respectivamente — alinham agora num mano a mano bem psicadélico esculpido a “Chalk + Cheese”.


[DC] “Mains”

Drill e trap saem sempre mais suaves quando interpretados por DC, mas nem por isso as suas músicas perdem a pujança típica destas duas correntes sonoras oriundas da grande árvore do hip hop. O MC do sudeste de Londres podia muito bem ter “smooth” como um dos seus nomes, tal é a subtileza que imprime em temas que nunca perdem a componente “urbana” da equação, como tem vindo a demonstrar através de “The Latest”, “Paro(noia)” ou “Neighbourhood”. A primeira e mais sonante faixa desta lista, êxito maior do seu catálogo até à data, tem com produtor emil, que o volta assistir neste novíssimo “Mains”, o seu único lançamento alcançado este ano e que pode muito bem apontar para um 2024 bem perfumado.


[Elzhi & Oh No] “Fireballs”

Na passada sexta-feira, a Nature Sounds carimbou o lançamento de Heavy Vibrato. Ao longo de 12 trilhas, Elzhi mostra o porquê de ser um dos nomes sonantes do MCing straight outta Detroit, ele que chegou a integrar as fileiras dos lendários Slum Village, enquanto que Oh No se descola da sombra do irmão Madlib e assina uma série de instrumentais de recorte clássico com muitas pinceladas de jazz e nuances de lo-fi à mistura. “Fireballs” é um dos melhores argumentos a morar neste LP colaborativo e vê o seu estatuto reforçado através de uma animação em vídeo levada a cabo por MARYRE.


[Atmosphere] “Wetter”

“I just wanna break your heart, take it apart and label it art.” É logo na introdução que Slug, dos Atmosphere, mostra para o que vem neste “Wetter”. A dupla de Minneapolis, Minnesota, enfia-se na máquina do tempo e regressa ao passado áureo da TR-808 da Roland para nos entregar um party anthem numa espécie de “Planet Rock” da era moderna que não oferece espaço para temáticas profundas, mas nem por isso perde qualidade na componente lírica. Está encontrado o terceiro single de Talk Talk EP, o mais recente projecto que os Atmosphere lançaram pela Rhymesayers Entertainment.


[Campus Christy] “Very Complex” feat. Piya Malik

Peanut Butter Wolf levantou-se da sua cadeira de chairman da Stones Throw Records para abraçar um novo projecto musical. Além de liderar os destinos da aclamada editora californiana, o veterano DJ e produtor está agora a orquestrar uma nova fornada de música ao leme de Campus Christy, dupla que divide com o multi-instrumentista Brian Ellis. “Very Complex” é o primeiro tema que ambos assinam com este novo alter-ego, cujo nome remonta a uma banda dos tempos da escola secundária da qual Peanut Butter Wolf fazia parte, ele que aqui assume a função de vocalista. Piya Malik, da banda Say She She, é convidada nesta canção selada pela Stones Throw.


[QUADECA] “GUESS WHO?”

Há uma simbólica trend de artistas internacionais a filmar os seus vídeos em terras lusas, mas QUADECA elevou a coisa a um outro nível. O artista e produtor de Los Angeles foi de norte a sul de Portugal e captou inúmeros cenários diferentes para tingir o videoclipe de “GUESS WHO?”, tema que integra as contas de SCRAPYARD III e marca um reencontro com uma vertente de rap mais purista, em que os versos gozam de especial protagonismo. Segundo anunciou num live para o Instagram, QUADECA captou todas estas imagens durante uma estadia no nosso país e editou a peça visual durante a viagem de regresso, lançando o resultado final no YouTube numa questão de horas — tão rápido que nem demos por ele na semana passada e o recuperamos para esta edição da rubrica.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos