pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/04/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/04/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[070 Shake] “Skin and Bones”

Está oficialmente aberta a nova temporada de 070 Shake. Mike Dean, WondaGurl e Dave Hamelin acompanham a artista de Nova Jérsia naquele que é o seu primeiro avanço a ser extraído de You Can’t Kill Me, LP que está previsto para sair ainda antes da Primavera terminar, mesmo a tempo de acompanhar a digressão que a manterá ocupada durante os próximos dois meses. Dois anos após Modus Vivendi, o regresso de 070 Shake às edições pela G.O.O.D. Music acontece ainda na ressaca da remistura que protagonizou para “Frozen”, na qual amealhou uma colaboração com a incontornável Madonna.


[Benzz] “Je M’appelle”

É um dos géneros musicais mais populares do mundo e já há alguns anos que deixou de ser um fenómeno exclusivo das ruas. O incessante interesse em torno do drill tem levado o género a um patamar de massificação e de sucesso comercial, um efeito que contribui directamente para a mutação da própria sonoridade, com vista a aproximá-la dos domínios da música pop.

Ao primeiro single, Benzz foi tudo menos contido, no que a esta matéria diz respeito: duas semanas depois de ter assinado um contrato pela Island Records, uma das principais sub-divisões da Universal, o MC britânico foi até à GRM Daily para se mostrar no videoclipe de “Je M’appelle”, um tema que evoca as temperaturas ofegantes que “Calabria”, de Kölsch, nos havia provocado em 2003.


[Dabbla & JaySun] “Alec Baldwin”

Estava no seu auge quando, em 2016, o apanhámos a celebrar o Year of the Monkey. Dos louros que recolheu num dos clássicos do rap britânico, editado pela High Focus, Dabbla fez adubo para fertilizar ainda mais os canteiros da sua própria label, a potent funk. Foi por lá que o vimos arriscar em Death Moves (2018) e Nobody (2020), este último um projecto criado a meias com Sumgii, um dos artesãos da batida mais celebrados pelos caminhos subterrâneos da cena UK. Desta vez, é ao lado de JaySun que vai causar uma nova dose de estragos, com este “Alec Baldwin” a servir de capítulo inaugural numa série de colaborações entre ambos.


[7xvethegenius] “Off Top” Freestyle @ Top Shelf Premium

Aos poucos, a voz de 7xvethegenius — lê-se “Love the Genius” — vai sendo presença cada vez mais assídua pelos nossos ouvidos. A rapper de Buffalo tem sabido aproveitar o facto da luz dos holofotes estar sobre a sua cidade e já foi até “apadrinhada” por um dos mais respeitados artistas desse circuito — falamos de Conway The Machine, que já convidou a newcomer a alinhar ao seu lado em nada mais, nada menos do que três temas. O estado de graça de 7xve é comprovado no freestyle que assinou para a Top Shelf Premium, numa irrepreensível manobra de promoção que teve como objectivo dar mais visibilidade ao seu novíssimo Self 7xve 2.


[Mikem Nahmir] “GROWN MAN”

Mikem Nahmir devia estar a prestar toda a atenção do mundo quando lhe disseram para comer os legumes todos. Estreou-se apenas em 2021 e desde logo apresentou-se como detentor de uma alma velha, ao seguir a tradição do sampling e das rimas apontadas à consciência, a fazer lembrar Mavi ou Navy Blue. Lançado em Fevereiro passado, SUMN2SK8TO é o seu quinto disco e tem agora este “GROWN MAN” como single, que é também o segundo videoclipe da carreira do jovem de Long Beach, Califórnia.


[Gabe ‘Nandez] “Cascus”

As frequências mais graves em que a sua voz assenta podem retirar-lhe algum brilho durante a fase de mistura, mas a entrega com que Gabe ‘Nandez cospe os seus versos não tem qualquer mácula e essa é a melhor vénia possível que o MC pode prestar ao rap de Nova Iorque, a cidade-berço do hip hop que também ele representa. Depois de ter assistido o ilustre billy woods numa das faixas do seu último Aethiopes, ‘Nandez encontra o caminho para o seu primeiro lançamento em 2022 com este “Cascus”.


[Rico Nasty] “Vaderz” feat. Bktherula

Lançou Nightmare Vacation em 2020 e não parou de distribuir “fruta” em projectos alheios desde então. Rico Nasty contracenou com Mahalia, Denzel Curry, Token, Jasiah, NLE Choppa ou IDK e, a solo, sintonizou-se agora com 2022 através deste “Vaderz”, que tem Bktherula como convidada no abate ao beat esculpido por Ben10k e Danes Blood. Segundo aponta o seu último comunicado à imprensa, a artista de Maryland riscou dos planos o álbum Rx e está agora totalmente concentrada num outro longa-duração, que terá como título LaRuinas.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos