Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Conway The Machine] “John Woo Flick” feat. Benny The Butcher & Westside Gunn
As coisas já não são como eram e, por mais estranho que possa parecer, já passaram dois anos desde que as rimas de Conway The Machine, Benny The Butcher e Westside Gunn se entrelaçaram umas nas outras em cima de um beat. E se a crescente escassez de colaborações entre os três pilares da Griselda Records podia levar-nos a pensar que o fim do elo estava perto, “La Maquina” desfez-nos todas as dúvidas ao convocar os seus velhos parceiros no crime para o segundo avanço do seu God Don’t Make Mistakes, o tão antecipado álbum de estreia pela Shady Records, cuja edição acontece no final desta semana.
[Black John & Milkavelli] “Doin’ Bits”
Podia ser uma nova linha de vestuário — e quase que dá para imaginar o logotipo… — mas é, na verdade, o primeiro disco a nascer da colaboração entre Black Josh, Milkavelli e Lee Scott (na produção): Swegasus saiu na passada sexta-feira pela Blah Records e quebrou o suspense que se tinha levantado desde que o trio tinha surgido com um promissor “Fisher Price” no final de 2020.
[Fly Anakin] “Black Be The Source” feat. Pink Siifu & Billz Egypt
A dar passos certeiros de forma consecutiva. Falamos de Fly Anakin, rapper de Richmond, Virgínia, com alguns anos de carreira mas que só agora está a ver o seu momento de forma a subir em flecha. Depois de um par de projectos ao lado de Pink Siifu, um dos convidados deste novo avanço, está agora prestes a renovar a sua ligação com a editora de culto britânica Lex Records através do lançamento daquele que será o seu álbum de apresentação, Frank, que fará escorrer alguma tinta no ReB quando a sua edição, apontada para 11 de Março.
[Pink Siifu] “Voicemails Uptown” (prod. Monte Booker)
Apesar de terem ficado fora do título para o videoclipe, “Voicemails Uptown” é até a faixa com mais convidados de todo o alinhamento de GUMBO’!, o generoso longa-duração que Pink Siifu nos entregou pouco depois da segunda vaga de fumo que lançou juntamente com Fly Anakin, através de um $mokebreak. Por aqui encontramos o multifacetado artista do Alabama a contracenar com o MC da Top Dawg Entertainment Lance Skiiiwalker ou com Monte Booker, produtor de Chicago e colaborador acérrimo de Smino.
[Deniro Farrar] “Ain’t Got”
“Fuck what you think. It ain’t about what you think. Success ain’t what you got.” É desta forma que Deniro Farrar se apresenta no seu mais recente single, “Ain’t Got”, que consiste numa série de bicadas apontadas ao modus operandi da indústria musical ao mesmo tempo que eleva o skill do talentoso e muitas vezes menosprezado artista de Charlotte, Carolina do Norte. O título do tema é herdado pelo novo EP do rapper e no qual constam também as presenças de “First 48” e “Situation”.
[K.A.A.N.] “Greatness”
Quem também tem perfeita noção das suas qualidades e dos requisitos exigidos para conseguir brilhar mais alto é K.A.A.N., que começa por rimar na sua última faixa avulso: “I just gotta pay my dues, on my P’s and Q’s/ Won’t lose nigga, I refuse/ I will not stress over shit that I can’t control, lord knows I got nothing to prove/ I just gotta keep my faith, can’t lose my way stay true to the shit I do”. A confiança do maratonista Maryland tem como base uma consistência quase imaculada, que o levou a editar nada mais nada menos do que quatro LPs no decorrer de 2021, ano que terminou com o início de uma nova jornada de singles com assinatura de K.A.A.N. — entre “Matter Fact” e “Greatness” surgiram também “2 Much” e “I See“.
[Bryansanon] “I Feel It”
O realizador Jelani Miller tem coleccionado um interessante portfólio de videoclipes no seu canal para o YouTube e é por lá que vamos pescando alguns interessantes novos talentos que caem na rede, como Tony Shhnow ou 10KDunkin, as duas estrelas em maior ascensão lá do sítio.
Na semana passada houve direito a uma estreia: entre bombos que nos fazem crescer água na boca e a nostalgia do mítico stab orquestral que infectou o hip hop logo à nascença, “I Feel It” foi o nosso cartão de visita para darmos com o criador de conteúdos para o TikTok Bryansanon, que editou a canção em 2021 e conseguiu amealhar três milhões de reproduções no Spotify só por si, com o acompanhamento visual a chegar-nos apenas agora.