7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[A$AP Rocky] “Babushka Boi”

O Verão não correu da melhor forma para A$AP Rocky, que esteve detido na Suécia durante quase um mês, dias antes da sua prestação ao vivo no SMASH, em Estocolmo. A novela chegou ao fim no dia 2 de Agosto e Rakim Mayers pôde voltar a focar-se naquilo que realmente interessa — a música. “Babushka Boi” era um dos temas inéditos que faziam parte do seu alinhamento durante a última digressão e foi agora apresentado enquanto segundo single a solo da era pós-TESTING, sucedendo a “Sundress”, uma faixa dada a conhecer ainda no final do ano passado. Boys Noize e Hector Delgado são os produtores creditados na canção, que conta com o tratamento visual de Nadia Lee Cohen, que já tinha trabalhado com Rocky em “Gilligan”.


[The Alchemist] Yacht Rock 2

Está de volta o hip hop para ouvir durante viagens de iate. Sete anos após Yacth Rock, o segundo volume da saga criada por Alchemist vem servido com uma curta-metragem que documenta várias travessias a bordo de um barco, com imagens impressionantes da biosfera marinha, bem como de vários locais exóticos. Willie The Kid, Boldy James, Roc Marciano, Benny The Butcher, Elcamino, Westside Gunn, Conway The Machine e Big Twins participam no projecto, que conta com um verso do próprio Alchemist em “Boat Shoes” ao lado de Oh No na dupla Gangrene.


[GoldLink] “U Say”

“U Say” é o segundo videoclipe que GoldLink oferece a Diaspora, o álbum que editou em Junho passado. Santi e Aisultan realizaram o novo vídeo do artista de Washington D.C., que assinalou a sua primeira colaboração de sempre com Tyler, The Creator e Jay Prince.


[Tobe Nwigwe] Ao Vivo @ Tiny Desk Concert

Tobe Nwigwe tem sido incansável durante o último par de anos, presenteando os seus seguidores com novos conteúdos audiovisuais com uma regularidade quase semanal. A sua destreza com as palavras está ainda longe de alcançar o reconhecimento que tanto merece, mas, aos poucos, o seu nome vai surgindo associado a algumas plataformas e publicações de renome. Desta vez foi o Tiny Desk quem recebeu o artista de Houston, Texas, que levou até aos escritórios da NPR Music as versões renovadas de “Houston Tribute”, “Caged Birds”, “Against the Grain”, “Shine” e “I’m Dope”.


[Fonseca & Cripta] “Mérito”

“Mérito” é o terceiro lançamento de Fonseca em 2019, que aqui volta a contar com a ajuda do seu “irmão de armas” Cripta no microfone — bem como na mistura, masterização e realização do vídeo — com quem dividiu já os EPs A Um Traço da Loucura e mais recente Domínio do Delírio. Tony Bounce produz a faixa da dupla que tem elevado o trap da Zona Centro.


[Legalize LA] “Hustle”

28/04/90 é o título do EP de estreia de Legalize LA, MC que representa a Linha da Azambuja e é o fundador da Beko Records, uma editora independente que assinala uma mudança no paradigma do seu criador, que leva agora a música como um “Hustle” bastante sério. O curta-duração está a ser apresentado single a single e tem os recentes “No Topo” e “Legado” como frutos.


[Styles P] “The Professionals” feat. Lil Fame

Editado em Maio, S.P. The GOAT: Ghost of All Time é o mais recente álbum a solo do veterano Styles P, que conta com as presenças de Jadakiss, Nino Man, Sheek Louch ou Termanology na lista de créditos. “The Professionals” é um dos pontos mais altos desse disco, distribuído pela EMPIRE, e tem a participação de Lil Fame, que é metade dos M.O.P..

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira