7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Pedro Mafama] “Lacrau”

Estragos a dobrar com a picada deste “Lacrau”, cujo elevado grau de toxicidade é dado pela presença da molécula Pedro² na composição do seu veneno. Está dado o primeiro sinal de 2019 por parte de um dos mais irreverentes e interessantes casos musicais a florir dos jardins lisboetas, que levou Mafama a “sair do casulo” para confiar a sua arte às habilidosas mãos de PEDRO, aluno de quadro de mérito na escola da Enchufada. Depois de trabalhar com a Follow Creative Studio em “Jazigo”, o cantor e produtor juntou-se a André Caniços — com o apoio da BRO Cinema — para nos dar a sua peça audiovisual mais arrojada até à data.


[38 Spesh] “Dark Nights”

O regresso às lides do hip hop não podia estar a correr melhor a 38 Spesh, MC de Rochester que tem gerado um visível buzz durante os últimos três anos. O street knowledge e a perícia para o transpor em poesia ritmada já lhe valeram a benção do lendário Kool G Rap, com quem dividiu um álbum em 2018 — Son Of G Rap valeu à dupla uma passagem por Lisboa.

“Dark Nights” é o mais recente videoclipe de Spesh, extraído de The 38 Strategies of Raw, o seu primeiro LP de 2019, lançado um par de semanas após o curta-duração 5 Shots. A julgar pelo trabalho apresentado num passado recente, as suas contas para a presente temporada podem muito bem não ficar por aqui.


[G-Eazy & Blueface] “West Coast (Remix)” feat. YG & ALLBLACK

Dado a conhecer no final de Fevereiro, “West Coast” assinalou a estreia de G-Eazy e Blueface lado a lado. Os dois MCs prestaram homenagem à costa oeste norte-americana e captaram a atenção de YG e ALLBLACK, que rapidamente assistiram a dupla na remistura do tema. “West Coast (Remix)” foi apresentado com um videoclipe assinado por Daniel CZ — habitual colaborador de G-Eazy — e conta com cameos de E-40, Ty Dolla $ign ou Richie Rich.


[Branko] “Tudo Certo” feat. Dino d’Santiago

A Follow Creative Studio, de António Freitas, vai mostrando ser uma das grandes potências do vídeo em Portugal. Após os notáveis e recentes trabalhos para “Jazigo” (Pedro Mafama) e “Forever Young” (TNT), chegou a vez de Branko testar os dotes da produtora para um dos seus temas: “Tudo Certo” conta com a voz de Dino d’Santiago e pertence a Nosso, o novíssimo disco do líder da Enchufada.


[Denzel Curry] “BLACK BALLOONS | 13LACK 13ALLOONZ” feat. Twelve’len & GoldLink

Ainda não terminou a promoção a TA13OO, o álbum que Denzel Curry editou em Julho passado pela Loma Vista Recordings. Após uma passagem pela australiana triple j, onde assinou uma versão irrepreensível a um clássico dos Rage Against The Machine, o rapper da Flórida voltou aos videoclipes com este “BLACK BALLOONS | 13LACK 13ALLOONZ”, que tem Twelve’len e GoldLink enquanto convidados. O tema foi ainda alvo de uma série de remisturas, compiladas num lançamento digital no final da semana passada.


[JMSN] “Explicit”

Sebastian Maldonado é o realizador do videoclipe para “Explicit”, uma peça que prima pela simplicidade e nos leva de volta ao tempo em que não eram necessários grandes adornos ou cenários para promover a música de um artista. E JMSN gosta destas coisas de voltar atrás no tempo: a canção podia muito bem ser uma balada retirada de um disco da era dourada das boy bands, refinada com o toque funky do seu criador, que impõe o próprio cunho através de uma linha de baixo vistosa e uma secção de drums robótica e extraída de uma caixa de ritmos. “Explicit” integrou Velvet, o álbum que JMSN nos ofereceu em Setembro passado.


[Austin Sour] “Question”

Cole Eckerle inspirou-se no canal Lyrical Lemonade, de Cole Bennett, para criar a plataforma Bad Grey, dedicada exclusivamente aos nomes que militam pelo underground — e que por lá querem ficar.

Directamente do Bronx, Austin Sour é um dos talentos repescados frequentemente por Cole Eckerle para o seu canal e, simultaneamente, o mais popular do seu catálogo. “Question” é o tema que volta a juntar o rapper e o realizador, conta com uma batida de Rev Rose e sucede à edição de Ghetto Casino, LP lançado no início deste ano.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)