pub

Publicado a: 04/08/2015

6 trilhos sonoros a percorrer no MEO Sudoeste

Publicado a: 04/08/2015

Desde há um bom par de anos para cá que o MEO Sudoeste tem sido um dos principais palcos para o universo do hip hop e da electrónica. Pela Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, passaram, nos últimos anos, como cabeças de cartaz, Kanye West, The Roots ou Snoop Dogg. Concertos sempre com casa cheia que fizeram com que a organização do Sudoeste tivesse percebido o potencial diferenciador deste evento de Verão, com um foco menos apontado às guitarras distorcidas e mais para as máquinas que produzem música, para os produtores de beats e MCs.

O MEO Sudoeste é hoje um dos principais festivais para esta “tribo”: dez dias de campismo, ao pé da praia, e cinco dias de música. Para muitos, são férias de sonho. A edição deste ano do MEO Sudoeste arranca no dia 5 de Agosto, com a recepção ao campista. Um cartaz diverso, extenso, que conta com várias propostas em três palcos diferentes. Deixamos algumas pistas para actuações imperdíveis na edição deste ano – quem sabe se não nos encontramos nestes eixos que aqui desenhámos.

 


 

[JIMMY P]
(7 de Agosto, às 20h10; Palco MEO)

Joel Plácido tem vindo a ganhar o protagonismo e o espaço que tanto ambiciona e para o qual tem vindo a trabalhar tanto nos últimos anos. Depois de se ter estreado em “#1” com uma fusão de géneros (hip hop, reggae, R&B e até rock), Jimmy P apresenta agora no maior palco do festival da Zambujeira do Mar o mais recente FVMILY F1RST, focado na sua paixão pelo hip hop e pelo R&B.

 


 

[CARLÃO E BURAKA SOM SISTEMA]
(7 de Agosto, das 22h40 à 1h30; Palco MEO)

Duas figuras de proa na actual música portuguesa. Uma com um passado glorioso que volta a encontrar no presente os predicados que o confirmam como um dos nomes mais importantes no crescimento do hip hop nacional; outra, os maiores exemplos da música contemporânea portuguesa, espelho da transformação cultural das grandes cidades do país que parece não ter fronteiras. Mais do que qualquer coisa que se possa escrever, ao vivo Carlão e Buraka Som Sistema oferecem concertos rijos, pesados e com muitas surpresas para a plateia do Sudoeste.


 

[REGULA]
(8 de Agosto, às 21h40; Palco MEO)

Do Catujal para a Costa Alentejana. É mais uma (importante) paragem do rapper-barbeiro na digressão do seu Casca Grossa. Não é o disco de afirmação de Regula, porque o músico afirmou-se já há muito tempo, mas é o disco que serve para o levar a um público mais vasto. No ano passado esteve neste mesmo palco com os 5-30 e este ano regressa naquela hora a seguir ao jantar, já de papinho cheio: um digestivo pesado que não é para meninos.

 


 

[MUNDO SEGUNDO]
(8 de Agosto, às 22h25; Palco Jogos Santa Casa)

Ainda vamos a tempo de dar um salto à tenda ali ao lado, onde o rapper de Vila Nova de Gaia Porto faz a primeira actuação da noite – já lá vamos. Mundo Segundo é uma das mais importantes figuras do hip hop nacional – seja a solo seja com os Dealema ou com participações em inúmeros projectos. Esta é uma belíssima oportunidade para espreitar uma verdadeira “lição” de beats e de rimas do “Ancião”.

 


 

[LIL JON]
(8 de Agosto, às 00h35; no Palco MEO)

Músico, actor, produtor… um multitalento. Lil Jon estreia-se em Portugal como um dos cabeças-de-cartaz da edição deste ano, mas sem trazer, propriamente, um novo trabalho. Sim, diz-se que poderá haver novo disco para breve; sim, o rei do crunk rap tem um historial de colaborações e participações – quem não ouviu “Yeah!” de Usher (com Ludacris) deve ter estado adormecido grande parte da vida. Lil Jon tem uma longa carreira no género, que vem desde a década de 90 com os The East Side Boyz. Não deixa de ser um clássico a passar por Portugal, certamente com grande aparato e com vontade de dar espectáculo. Estar no Sudoeste e deixar passar em branco o seu concerto é perder uma oportunidade.

 


 

[MOCHE ROOM]
(Dia 8 de Agosto, a partir das 00h)

Uma noite que é uma homenagem àquilo que de muito bom se anda a fazer no hip hop português. Um palco para um movimento onde caberiam muitos mais, mas que é uma mistura muito interessante entre a nova e a velha guarda. No Moche Room cabem, a partir das 00h, Mike El Nite; King Kong (00h45); Tribruto (viagem curta do reino do Algarb até à Zambujeira, a partir da 1h); Mundo Segundo & Sam The Kid (a segunda actuação da noite de Mundo Segundo para apresentar o projecto em disco com Sam The Kid, com edição prevista até ao fim do ano, a partir das 2h); DJ Ride (às 3h15); e DJ Oder às 4h45.

pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos