6 singles hip hop que escutámos esta semana

[Foto]: Direitos Reservados

 

Maio ainda agora vai a meio e os avanços de álbuns e EPs a lançar ainda este mês e em Junho não param de surgir nos recantos da internet. É tudo fruto da potencialidade imediata da transmissão de conteúdos via web, passeamos pela rua de um site e numa esquina deparado com uma inesperada boa nova, pelo que nos resta fazer uma vénia a quem da internet sabe tirar o melhor proveito e nos entusiasma com coisas inéditas, música fresca.

Há videoclipes e singles soltos, sem apoios visuais, que miram directamente a cabeça o corpo, espalhados diariamente como perspectivas das edições que estão na calha. O Rimas e Batidas retirou meia dúzia de produções do baralho de novidades que despertaram a atenção e partilha com a comunidade os projectos a escutar atentamente. Coloquem os headphones, recostem-se na cadeira e deixem-se levar. É Sexta-feira e há hip hop a rodar.


 

[Alexandre Diaphra] – “Todo O Fado É Vadio”

“Todo O Fado É Vadio” é o primeiro avanço do disco Diaphra’s Blackbook Of The Beats do rapper, poeta e beatmaker guineense Alexandre Diaphra (aka Biru). Diaphra destacou-se enquanto Biru pelas produções a título singular de espectro spoken word e até pelos espectáculos performativos, teatrais, em torno da sua arte. O multifacetado artista e também educador e entertainer surge agora com um disco de beats que absorve as suas influências sonoras – experimental jazz, estilos urbanos como o hip hip e produções contemporâneas. Um mosaico de referências para o qual também terá contribuído as performances ao lado de Batida enquanto colaborador permanente do músico nas suas digressões.

“Todo O Fado É Vadio” é um corte-e-costura deambulante, de movimentos soltos, com um discurso e abordagem muito pessoais de Alexandre Diaphra, que baloiça entre recortes tribais e beats urbanos encobertos por saxofones. O disco estará disponível em Julho via Mental Groove Records/Bazzerk.


[Murs] – “Two Steps”

É preciso recuar ao disco Yumiko: Curse Of The Merch Girl de 2012 para encontrarmos uma produção a solo de Murs. Contudo, o rapper de Los Angeles tem já preparado o sucessor – Have A Nice Life (Strange Music) – que será oficialmente lançado na próxima semana.

“Two Steps” é o terceiro single deste novo LP e foi produzido por Jesse Shatkin, habituado aos engenhos pop e daí a track, que conta com a participação do também losangeliano King Fantastic, apontar ao corpo. Em todo o caso, é um regresso que parece apontar para um Murs igual a si próprio, de líricas directas e panoramas explícitos.


[Bilal] – “Satellites”

Presente nas tracks “Institutionalized” e “These Walls” em To Pimp a Butterfly de Kendrick Lamar, e com um currículo preenchido por outras tantas participações em projectos de hip hop e soul ao lado de nomes como Common, Erykah Badu, J Dilla ou Robert Glasper, Bilal está novamente sob os holofotes agora por motivos do lançamento do seu novo disco, In Another Life. 

Sucessor de A Love Surreal de 2013, o álbum tem produção de Adrian Younge e “Satellites” é um avanço desse trabalho de retalhos r&b e soul, com teclados smooth cosmic e vozes que esboçam um quadro introspecto. In Another Life tem lançamento previsto para finais de Junho via Purpose Music Group/eOne Music.


 

[Vince Staples] – “Señorita”

Também com lançamento previsto para finais de Junho está Summertime ’06, disco de estreia de Vince Staples. “Señorita” é o primeiro single do longa duração e foi produzido por Christian Rich, que recorreu a um sample de “Covered N Money“, de Future para o avanço.

Rap frenético, de consistente débito de rimas e um hook pregador em voz apocalíptica numa track de antevisão do álbum com produção executiva de No I.D. e com selos da Blacksmith/Artium/Def Jam.

Vince Staples é um habitual companheiro de rimas de Earl Sweatshirt – oiça-se a tripanteHive” de Doris – que chegou mesmo a defini-lo como o melhor rapper da actualidade. Um nome a reter, pelo que estarmos atentos a Summertime ’06.


[DonMonique] – “Jada”

DonMonique é mais um nome que vemos emergir do oceano de músicas, produtores e rappers que é a internet. A MC de Brooklyn já tem uma sólida base de seguidores nas redes sociais e cada novo lançamento gera um certo frenesim em torno da artista.

“Jada” é o mais recente single de DonMonique a integrar – ao que tudo indica – o EP de estreia a disponibilizar no final do ano. É uma malha com beat de Stelios Phil que apoia o primeiro avanço partilhado pela MC – “Pilates“. É Brooklyn-style, de rimas viscerais, a mostrar que o distrito nova-iorquino continua a ser um hood inspirador para o rappers.


[Slum Village feat. B.J. The Chicago Kid & Illa J] – “Expressive”

Yes é o álbum a lançar a 16 de Junho que assinala o regresso dos históricos Slum Village às edições físicas. O disco surge dois anos depois do último lançamento – Evolution – e conta com um novo single, “Expressive”, track colaborativa com B.J. The Chicago Kid e Illa J (irmão do malogrado J Dilla).

O novo LP será certamente motivo de celebração na Ericeira aquando da passagem do grupo pelo Sumol Summer Fest. Para já, “Expressive” traça um cenário de boom bap clássico com temperos soul e r&b.

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team