pub

Publicado a: 25/10/2016

6 nomes que não podes perder no Jameson Urban Routes

Publicado a: 25/10/2016

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTO] Direitos Reservados

 

O Jameson Urban Routes começou ontem, mas há muitas razões para marcar presença no Musicbox no cartaz que ainda vem aí. Do Reino Unido aos Estados Unidos da América, passando pela África do Sul, os nomes que vão dar som à sala de referência no Cais do Sodré de 24 a 30 de Outubro são uma representação da variedade e da curadoria assertiva feita pelos organizadores.

O ReB seleccionou 6 nomes que, segundo a nossa óptica, são imperdíveis num festival com tanto por onde escolher. Para mais informações sobre horários e bilhetes, devem consultar o site oficial do Jameson Urban Routes.

 


 

[GOLD PANDA]

Britânico a morar de momento em Berlim, a segunda coisa que precisam de saber sobre Gold Panda é que ama o Japão. “Good Luck and Do Your Best” é a afirmação musical abstracta do seu amor pelo país asiático, levando o sampling como companheiro principal na procura por esse lugar exótico.

Três álbuns na bagagem – o último lançado este ano – e uma electrónica disfuncional com um olho no hip hop de produtores como Ta-Ku ou no techno de mestres como Jon Hopkins são algumas das marcas da sua arte. “In My Car” promete ser um dos momentos altos do festival…

 


 

[GQOM OH!  (NAN KOLÉ & DJ LAG)]

O selo irmão da Príncipe Discos: GQOM Oh! dedica-se à descoberta de talentos em Durban, África do Sul. O som hipnotizante e ritmicamente intrincado que têm vindo a desenvolver é representado no showcase no Musicbox por Nan Kolé e DJ Lag.

Uma aposta grande do festival a prometer ombrear com as marcantes noites Príncipe. Se têm dúvidas, provem por vocês próprios no vídeo mais acima.

 


 

[TEEBS]

O primeiro sinal da qualidade de Teebs é o selo pelo qual edita: a Brainfeeder de Flying Lotus. E s t a r a, lançado em 2014, é exercício musical focado na textura de som com batida certeira e pronta para meter o cérebro a mexer.

A sonoridade tem paralelos em nomes como MNDSGN ou Flying Lotus, trazendo consigo uma aura cósmica que nos transporta por terrenos desconhecidos. O produtor e artista visual aterra pela primeira vez em Portugal para o que promete ser uma estreia auspiciosa.

 


 

[NIGHTMARES ON WAX]

 

Nome incontornável na editora Warp Records e no universo electrónico, Nightmares on Wax é um produtor low-key com 25 anos de carreira que sempre procurou perceber o que as máquinas podem fazer pela música contemporânea. Sem álbum novo desde 2013, George Evelyn, oriundo de Leeds, Inglaterra e mestre na arte de DJ, permanece sinónimo de bom gosto na produção e nas escolhas para os seus sets.

 


 

[MYKKI BLANCO]

Polémico, criativo e desinibido, Mikky Blanco entra em choque com valores pré-concebidos e promete concertos inesquecíveis com as batidas hip hop como sombra.

O primeiro álbum de estúdio chegou este ano, mas já há muito que as suas performances vêm causando furor nos circuitos mais underground. Um dos representantes do queer rap – que também tem outros nomes a reter como Le1f – apresenta Mykki em Lisboa, isto depois da polémica em 2014: os ingredientes para uma actuação explosiva estão servidos.

 


[DJ EARL]

O footwork e a Teklife não foram enterrados com DJ Rashad e DJ Spinn, dois dos mestres do género, e DJ Earl é um dos elementos da editora a carregar esse peso nas costas.

A formação em jazz dão-lhe outras virtudes na procura por o ritmo capaz de abalar qualquer dançarino disposto a dançar nas produções de DJ Earl. Se não acreditam, ouçam Open Your Eyes, álbum editado este ano com várias contribuições de Oneothrix Point Never.

pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos