5 performances a não perder no Festival Iminente 2018

[FOTO] Sebastião Santana

Desde a sua primeira edição, em 2016, o Festival Iminente não se cansou de demonstrar que é um dos eventos mais importantes da saturada agenda nacional. As artes visuais e a música (que este ano recebe reforços internacionais) unem-se harmoniosamente num esforço colectivo para que dificilmente irão encontrar paralelo noutro sítio.

Nos dias 21, 22 e 23 de Setembro, o festival muda-se de malas e bagagens para o Panorâmico de Monsanto, em Lisboa, e recebe actuações de Conan Osiris, Bonga, Omar Souleyman, Chullage, YUZI, Octa Push, Papillon, Nídia, Sara Tavares, DJ Nigga Fox, KESO, Valete, DJ Maseo (De La Soul), Loreta KBA, DJ Glue, Havoc (Mobb Deep), Fumaxa, Landim, Vado Más Ki Ás, Carlão ou Beautify Junkyards.

Do cartaz — esculpido com inteligência e paixão por Vhils, Underdogs, Solid Dogma, Príncipe, Enchufada e Versus –, o Rimas e Batidas destaca cinco actuações que não podem mesmo perder.

 


[CONAN OSIRIS] 17h00 / 21 de Setembro / Palco Outdoor

Adoro Bolos saiu no suspiro final de 2017, mas o seu tremendo impacto só se fez sentir quando o calendário de 2018 já ia avançado. O furacão Conan Osiris trouxe dancehall, fado, funaná, metal, hip hop, eurodance, tarraxo e pós-dubstep e “varreu” mais de metade do território nacional, levando a sua fórmula, que tem tanto de alienígena como de popular e folclórica, a todo o tipo de públicos. A força transformadora da sua música chegou a outros campos: é uma das estrelas do novo anúncio da nova campanha da NOS em que brilha ao lado de nomes como Ana Moura, Gisela João, Piruka, Capitão Fausto ou António Zambujo.

 


[PRETO]  19h15 / Palco Cave / 21 de Setembro

Preto é um nome que, muito provavelmente, não acende nenhuma luz na vossa cabeça, mas a pessoa que o criou é um dos artistas mais respeitados do rap português: Chullage, o rapper e produtor da Margem Sul que nos deu os clássicos Rapresálias… Sangue, Lágrimas, Suor, Rapensar e Rapressão. Apesar da mudança de “personagem”, Nuno Santos mantém o carácter interventivo nas suas letras — “Da Hype” e “IntenCIDADES” são exemplos recentes da sua mestria a juntar poesia, consciência e acidez. Com poucas oportunidades para vê-lo ao vivo, a actuação no Panorâmico de Monsanto torna-se paragem obrigatória na edição deste ano do Iminente.

 


[OMAR SOULEYMAN] 21h30 / 21 de Setembro / Palco Outdoor

Omar Souleyman é um cantor sírio que, há alguns anos, deixou uma bem-sucedida carreira no circuito de casamentos para passar a dar concertos pelo mundo fora, ter discos com produções de Four Tet, Gilles Peterson e Modeselektor e faixas remisturadas por DJ Seinfeld, Legowelt e Simian Mobile Disco. A sua história está carregada de pormenores invulgares e deliciosos: gravou mais de 500 discos ao vivo, por exemplo. O artista tornou-se num fenómeno improvável que, para os standards ocidentais, é tão exótico quanto dançável. Imperdível.

 


[KOOL G RAP] 23h00 / 22 de Setembro / Palco Outdoor

Para entender a verdadeira dimensão de Kool G Rap: Jay-Z, NAS, Black Thought e Eminem, três candidatos a G.O.A.T., apontaram o MC como uma das suas referências. Se só isso chegaria para resgatar a atenção de muitos, a verdade é que o rapper de Queens, Nova Iorque, que começou a mostrar trabalho a partir dos anos 80, construiu uma discografia sólida que não pára de crescer. Nos últimos dois anos, Nathaniel Wilson lançou dois discos, The Return of the Don e Son Of G Rap, com 38 Spesh, e provou que continua com a mesma “fome” de sempre.

 



[DJ NINOO, DJ NIGGA FOX E NÍDIA] 00h00 / 22 de Setembro / Palco Cave

A partir da meia-noite de 22 de Setembro, a Príncipe Discos toma conta da cave com um trio de ataque poderoso. DJ NinOO, o menos mediático do grupo mas pronto a explodir — ouçam “Ambientes Leves” –, junta-se a Nigga Fox e Nídia, dois DJs e produtores que conquistaram a audiência nacional e internacional, acumulando quilómetros pelos quatro continentes e, no caso da autora de Nídia É Má, Nídia É Fudida, trabalhando em canções do último disco de Fever Ray ou remisturando faixas do novo projecto de Kelela. Ao vivo, preparem-se para uma tareia rítmica. Fica o aviso.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team