pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/10/2025

De Banda Monte Cara a Fogo Fogo.

30º aniversário do B.Leza vale programação recheada até ao final do ano

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/10/2025

O B.Leza comemora 30 anos de existência no próximo dia 21 de Dezembro e, no âmbito desse redondo marco histórico, preparou uma programação bem apetitosa para as noites que faltam até findar o presente ano, com mais de duas dezenas de eventos em agenda.

Num país onde a história nem sempre se escreve em documentos oficiais, o B.Leza ergueu-se como um arquivo vivo da alma lusófona. Há 30 anos, a 21 de dezembro de 1995, nascia em Lisboa não apenas uma sala de espetáculos, mas um território de encontros sonoros e humanos que foi funcionado como epicentro nocturno para os amantes das sonoridades cabo-verdianas, angolanas e brasileiras, muito antes da world music ser moda.

Ao longo das últimas três décadas, o B.Leza consolidou-se como um verdadeiro templo da música de expressão portuguesa, com Cabo Verde em especial destaque. Grandes nomes da música africana — como Cesária Évora a Tito Paris, de Sara Tavares a Lura — passaram a fazer parte do tecido cultural português muito graças aos eventos promovidos pelo B.Leza, que eram muito mais do que meros espectáculos — nesta casa de afectos, muito se dançou, comeu, discutiu e se celebrou a identidade crioula.

Após o encerramento do seu espaço original em 2007, o B.Leza reabriu portas em 2012 no Cais do Gás, no coração do Cais do Sodré. A localização mudou, mas o espírito manteve-se: a música africana continuou no centro, enquanto a programação se foi abrindo ao hip hop, ao jazz, a fenómenos da esfera clubbing, à nova música brasileira e a expressões queer, sempre com a mesma curadoria arrojada e inclusiva. Essa pluralidade reflecte-se no extenso cartaz que está em vigor até ao final do ano, por onde vão passar inúmeros artistas em performance e workshops de dança.

De todos os espectáculos programados para os próximos meses, saltam à vista Afrika Aki (1 de Novembro, com Banda Monte Cara, Mário Marta e Micas Cabral), Smerz + GirlsS96 (5 de Novembro), Da Chick (6 de Novembro), Joanne Robertson + Inês Tartaruga Água (13 de Novembro), Fogo Fogo + Djodje (14 de Novembro), Femme Falafel (19 de Novembro), Dom Kikas (6 de Dezembro), Best Youth (11 de Dezembro), Fidju Femma: Fidju Kitxora + Colectivo Gira + Cacique’97 (12 de Dezembro), Scúru Fitchádu + MÁQUINA. (18 de Dezembro), Fogo Fogo + Carlão (19 de Dezembro) ou Festa do 30.º Aniversário do B.Leza (20 de Dezembro, com alinhamento a revelar em breve).


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos