pub

15 anos depois, Big Ghost Ltd revisita The Black Album de Jay-Z

[FOTO] Direitos Reservados

Jay-Z está de parabéns e é Big Ghost Ltd quem ajuda a soprar as velas: The Black Album celebra hoje o seu 15º aniversário e o produtor deu-lhe uma nova vida ao compilar as suas próprias versões dos temas.

 



O oitavo álbum de Jay-Z tinha tudo para ser um clássico. Editado a 14 de Novembro de 2003, The Black Album foi anunciado pelo rapper de Nova Iorque como o último da carreira, deixando no ar a ideia de que ia colocar a música de lado para se dedicar à gestão dos seus negócios, em especial à Roc-A-Fella. Para o ajudar, Shawn Carter convocou alguns dos melhores produtores da época: The Neptunes, Just Blaze, Kanye West, Rick Rubin, Eminem ou Timbaland estiveram entre as escolhas para tingir as paisagens instrumentais de The Black Album. Temas como “99 Problems”, “Encore” ou “Dirt Off Your Shoulders” tornaram-se peças obrigatórias da colheita de 2003, com os GRAMMY a acenarem-lhe mas a deixarem-se seduzir ainda mais pelo álbum de estreia do seu pupilo, que se viria a tornar num dos mais vanguardistas da sua geração — falamos de Yeezy, pois claro. “Encore”, no entanto, revelou-se ainda maior em Collision Course, o projecto mash-up entre Jay-Z e os Linkin Park, e arrecadou o GRAMMY de Melhor Colaboração Rap na renovada versão “Numb/Encore”, em 2006.

Big Ghost Ltd é o alter-ego utilizado por um misterioso beatmaker que entrou em cena no hip hop norte-americano através de críticas efusivas que tecia aos seus discos favoritos. Colaborou pontualmente com a Okayplayer, mas a maioria do seu material encontra-se alojado no estagnado blogue pessoal — a primeira revisão a The Black Album aconteceu através das palavras e serviu para assinalar os dez anos de um dos seus “álbuns favoritos de todos os tempos.”

Com a crítica musical cada vez mais de lado, Big Ghost Limited focou todas as atenções na criação de instrumentais: foi um dos primeiros a dar a mão a Westside Gunn e Conway e assinou discos para outros newcomers como Vic Spencer, Hus Kingpin ou CRIMEAPPLE. Em Outubro, Big Ghost uniu esforços com o lendário Ghostface Killah em The Lost Tapes, que viu quase todas as modalidades da edição física a esgotarem através da Daupe!.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos