pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/12/2025

Discos e temas que deixaram marca na história do género.

10 clássicos do highlife: um guia comentado

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/12/2025

O highlife é um dos estilos mais populares e incontornáveis da música africana do século XX, tendo atravessado fronteiras entre Gana, Nigéria e mais além, e influenciado gerações de músicos com ritmos dançantes, guitarras envolventes e secções de metais inspiradas pelo jazz. No passado dia 10 de Dezembro, a UNESCO inscreveu este movimento de música e dança na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade durante a 20.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Nova Deli (Índia).

Como sugestão de audição para entrada neste vasto universo, reunimos 10 discos e gravações essenciais que qualquer ouvinte interessado em aprofundar os seus conhecimentos de highlife deve conhecer.


[Vários Artistas] Highlife on the Move: Selected Nigerian & Ghanaian Recordings from London & Lagos 1954-66

Esta colectânea é praticamente uma viagem às origens do highlife moderno, reunindo gravações raras de artistas dos primeiros anos do género. Destaca faixas que cruzam Lagos e Londres e mostra como o highlife começou a incorporar influências afro-latinas, jazz e mambo na sua fórmula rítmica. É uma peça de referência para entender o ADN do estilo.


[Vários Artistas] Ghana Special: Modern Highlife, Afro-Sounds & Ghanaian Blues 1968-1981

Lançado pela Soundway Records, este álbum captura o auge do highlife no Gana, entre vibrações dançantes e grooves afro-blues. As faixas representam a diversidade do género em tempos de mudança sociopolítica, com melodias envolventes e arranjos que fazem a ponte entre tradição e modernidade.


[Broadway Dance Band] Wofo Nono

Considerada uma das gravações mais influentes no panorama highlife clássico, esta faixa da Broadway Dance Band sintetiza o swing e a sofisticação que tornaram o género tão apelativo nas pistas de dança de toda a África Ocidental.


[Joe Mensah] “Bonsue”

Joe Mensah foi um dos pioneiros da disseminação do highlife além-fronteiras, e “Bonsue” é um dos seus temas mais reverenciados, com um balanço contagiante e melodias que permanecem na memória de quem ouve.


[Cardinal Rex Lawson] “So Ala Temen”

Figura lendária do highlife nigeriano, Cardinal Rex Lawson ajudou a solidificar o estilo em Lagos e além. Os seus arranjos elaborados e a voz expressiva fizeram de temas como este verdadeiros pilares do repertório clássico.


[Vários Artistas] The Best Of High-Life, Vol. 1

Esta compilação reúne pérolas de nomes como Pat Thomas, Ama Bonsu e The Ramblers Dance Band, oferecendo um panorama amplo do que tornou o highlife tão popular no seu período de ouro, com grooves que moldaram a cultura de dança e festa.


[Chief Stephen Osita Osadebe] Kedu America

Chief Stephen Osita Osadebe é um dos nomes mais amados do highlife nigeriano, e Kedu America captura a sua capacidade de misturar storytelling vocal e instrumentação rica. Este álbum de 1996 mostra o artista no auge da sua capacidade de criar atmosferas envolventes e melódicas.


[Dr. Paa Bobo & His 3 Axes Int. Band of Ghana] Osobrokyeε

Osobrokyeε é o maior clássico de Dr. Paa Bobo, um álbum lançado em 1982 na Nigéria e que firmou o nome deste músico que alcançou notoriedade no circuito dos clubes e hotéis de Acra e mais além. Música altamente enérgica comum intrincado rendilhado de guitarras e vocais em pergunta-resposta que apelam à dança e à festa.


[A.B. Crentsil] “I Go Pay You Tomorrow”

A.B. Crentsil é outro artista que personifica o highlife clássico do Gana. Esta relíquia fechava o álbum Toronto By Night, editado no Canadá em LP e no país natal de Crentsil em cassete, em 1985: um claro exemplo dos efeitos da diáspora na música do Gana com um enérgico arranjo de tempo moderado e secção de metais bem pronunciada.


[C.K. Mann & The Masters] “Nyame Beye Ama Wo”

Tema de abertura do álbum Womma Yengor que C.K. Mann editou com os Masters no Gana em 1979, “Nyame Beye Ama Wo” é um óptimo exemplo da influência do jazz, nos solos de sopros que o pontuam. O tema é suportado por uma figura de orgão Hammond que lhe oferece a base perfeita. Mann nasceu em Cape Coast e ofereceu ao highlife um distinto sabor graças à influências da música tradicional das povoações pesqueiras.

pub

Últimos da categoria: Ensaios

RBTV

Últimos artigos