Vinyl Tuesday: a recente iniciativa dos promotores do Record Store Day

 

A Associação Americana de Música Independente anunciou o lançamento do Vinyl Tuesday, uma iniciativa semanal de divulgação e promoção de vendas de vinis em lojas independentes que a associação espera que venha a “manter e aumentar as vendas físicas” agregadas a edições especiais de redondos.

Segundo a informação avançada pela The FADER, via The Vinyl Factory, o Vinyl Tuesday inclui discos em catálogo (edições especiais ou lançamentos regulares), comerciais e promocionais, raros (definidos como lançamentos pré-CD/digital), exclusivos Record Store Day e reedições de vinis. A edições serão geridas pelo Departamento de Record Stores/Record Store Day.

A inciativa Record Store Day deste ano decorreu a 18 de Abril e nele bateram-se recordes de vendas de discos. Nessa mesma altura, Bernardo Marques (aka Mr. Mute) partilhou no Rimas e Batidas o seu ponto-de-vista de como este dia especial está a inflacionar o valor dos discos e a desvirtuar a própria ideia inicial de promoção e divulgação das lojas de discos independentes.

Aproveitando a informação veiculada pela The FADER, vale a pena ler dois artigos de opinião publicados no site da magazine que perspectivam este género de iniciativas: o primeiro debruça-se sobre como este tipo de vinyl hype pode destruir o vinil; e o segundo explora os riscos do Record Store Day se tornar mais um problema do que uma solução.

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team