pub

“Regresso ao Futuro” é a nova rubrica do programa Rimas e Batidas na Antena 3

No seguimento das últimas alterações sofridas pelo programa Rimas e Batidas, conduzido por Rui Miguel Abreu na Antena 3, uma nova rubrica surge agora pela voz de Francisco Noronha, outro dos colaboradores desta casa.

Regresso ao Futuro”, com nome inspirado no filme Back to the Future de Robert Zemeckis, é a nova rubrica de autor assinada por Francisco Noronha, e que ocupará, na última quarta-feira de cada mês, a segunda hora do programa Rimas e Batidas, entre as 01h00 e as 02h00 (repetindo nas madrugadas de sábado, entre as 3h e as 4h).

Como Francisco Noronha explica, “o convite surgiu da parte do Rui Miguel Abreu, a quem agradeço a confiança e o estímulo, sendo que, simultaneamente, tal convite, vindo de quem vem, não deixa de representar um enorme nível de exigência, para mim e para o Pedro Sancho Pires, que é o responsável pelo som e edição e a quem agradeço penhoradamente por poder contar com a sua colaboração e o seu talento”. Para a nova rubrica, “a ideia é criar um espaço com uma personalidade e uma ideia específicas, um espaço onde os ouvintes sabem que vão encontrar um uma forma de estar e dialogar própria, da mesma forma que eu, desde miúdo, sempre gostei de ouvir na rádio algumas pessoas específicas a comentar e a tocar música que me cativava”, refere.

O nome da rubrica, cinéfilo como o autor (que também é crítico de cinema), tem razão de ser: “O que se pretende é revisitar e redescobrir discos do passado. Não necessariamente discos de épocas muito distantes (mas também), mas igualmente discos que, não tendo saído no presente imediato, foram, por uma razão ou por outra, ignorados à data em que saíram, discos aos quais não foi dado o real valor ou que estão pura e simplesmente esquecidos e à espera que voltemos a eles. Se, nessa demanda, conseguir estabelecer pontes com o cinema, tanto melhor… Felizmente, isso é algo que já acontece, de alguma forma, no primeiro episódio que poderão escutar”.

 


14787679_185994931844248_356965161_o


Com enfoque especial no hip-hop, mas sem nunca descurar outras paragens da música negra (do jazz à soul, do funk ao r&b), Regresso ao Futuroterá um formato de comentário/divulgação e música, muita música a tocar, sem prejuízo, anota o autor, “da possibilidade de, no futuro, vir a convidar artistas ou outras pessoas que considero relevantes para formato de entrevista, não num sentido tradicional, mas para falar, descontraída e apaixonadamente, sobre os discos em causa”. Não há, como se vê, uma linha ortodoxa: “No mesmo episódio, poderemos ter um disco de rap português de 2012 e uma preciosidade soul americana dos anos 70”, pois o que interessa, acrescenta Francisco Noronha, é que “as obras, pouco ou mal conhecida por alguma razão, sejam alvo de uma re-leitura por parte de quem as ouve e que compreenda como elas dialogam e ressoam sempre, de algum modo, na música que se está a fazer agora”. Um olhar para trás, portanto, mas sempre com um dos olhos posto no presente e no porvir.

“Sem querer chover no molhado, actualmente, vivemos num mundo saturado de informação, e a música é, talvez, o exemplo paradigmático disso mesmo. Se hoje já é difícil acompanhar os lançamentos de artistas de que gostamos e que nos são queridos, muito mais difícil é, senão impossível, acompanhar as novidades que vão surgindo. Nesse sentido, quero que o Regresso ao Futuro seja um espaço menos acelerado do que o dia-a-dia das redes sociais, onde possamos, em conjunto, sentarmo-nos tranquilamente a apreciar a música. É assim que idealizo a rubrica e espero que isso tenha uma aderência real nos ouvintes”.

O primeiro episódio de Regresso ao Futuro vai para o ar dia 26 de Outubro, quarta-feira, entre as 01h00 e as 02h00, depois de Rui Miguel Abreu assinar a primeira hora do programa (entre as 00h00 e as 01h00), e ficará depois disponível em podcast on-line no site da Antena 3. Sem querer revelar já os primeiros “regressos”, Francisco Noronha revela apenas que, neste primeiro episódio, a atenção será dedicada a dois discos de hip hop que se encontram, por motivos distintos, a ser celebrados ao vivo. Já sabem: no dia 26 de Outubro, entre as 01h00 e as 02h00… apertem os cintos!

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos