pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Joana Peralta

Entre Julho e Setembro.

Pelas ruas de Viseu com o festival Que Jazz é Este?

Texto: ReB Team
Fotografia: Joana Peralta

O festival Que Jazz é Este? regressa este mês com uma proposta redesenhada a pensar na segurança pública (com a pandemia em perspectiva). A oitava edição do evento de Viseu mantém os cinco dias de programação musical mas desta vez divide-os por três meses, sempre às quartas-feiras: nos dias 22 de Julho, 12 e 26 de Agosto e 9 e 30 de Setembro há concertos de Mário Laginha Trio, Carlos Bica (com André Santos e João Mortágua), Miguel Rodrigues (e o seu projecto EMPA), Krake ou Whosputo. E a entrada é gratuita.

As grandes novidades no modelo apresentado pelo Que Jazz é Este? para a sua nova edição visam também a manutenção do distanciamento social, permitindo àqueles que estão mais longe ou incapazes de aceder às zonas de concertos desfrutarem também de música ao vivo. Leonardo Outeiro lidera os participantes da Oficina de Dixieland na rubrica Jazz na Rua, com a banda a espalhar o som pelas ruas de Viseu, partindo da Praça da República e realizando um de três possíveis percursos, que podem consultar aqui. Já o combo Gira Sol Azul ficará encarregue das sessões de Jazz ao Domicílio, cujos concertos pop up irão ter lugar em lares e hospitais. Desta vez a operar a partir da Praça da República, a Rádio Rossio regressa ao festival desta vez com algumas das vozes que escutamos com regularidade na Vodafone FM, Antena 1 ou Antena 3, esta última representada pelo director do Rimas e Batidas, Rui Miguel Abreu.

Se escutar não for suficiente, podem também interagir com o jazz de forma directa através das várias oficinas curadas pela organização do certame e que tem um custo simbólico de dois euros. Durante os cinco dias de programação estarão em funcionamento a Oficina Dixieland, para os mais novos, e o 12.º Workshop de Jazz de Viseu, que tem como target os músicos profissionais da região. Mas há mais: Tatabitato – Especial Que Jazz É Este? (22 de Julho), Que Ritmo É Este? (12 de Agosto), Oficina de Produção Áudio (26 de Agosto), Oficina de Circle Singing (9 de Setembro) e Orquestra de Brinquedos (30 de Setembro) são as restantes propostas de workshops.

A programação completa pode ser consultada aqui.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos