Nel’Assassin: “Estou muito orgulhoso de criar a Assassin Records”

[TEXTO] Ricardo Farinha [FOTO] Direitos Reservados

4.0 é o título do próximo álbum de Nel’Assassin, com edição prevista para 10 de Março. O veterano DJ e produtor português reuniu um generoso lote de convidados para aquele que é o quarto disco da carreira como Nel’Assassin.

Nelson Duarte, oriundo da zona de Carcavelos, começou o seu percurso no hip hop nos míticos Micro, nos anos 90, com o primo Sagas e o companheiro D-Mars. Foi também nessa altura que gravou as primeiras mixtapes caseiras, numa era em que elas serviam para promover o trabalho dos MCs. Lançou-se a solo de uma forma mais séria em 2004 com Timecode.

Seguiram-se Reconstrução, em 2008, e a Mike Phelps Mixtape, em 2010. Nel’Assassin sempre teve inúmeros convidados nos seus trabalhos — e temos ainda de mencionar os álbuns que lançou sob o alter-ego de rapper Sr. Alfaiate, A Vida na Ponta dos Dedos, de 2006, e O Meu Lugar, de 2010. Já em 2016 apresentou o projecto instrumental Niles Mavis, de beats seus tocados ao vivo com uma banda.

 



Em 4.0 nem todos os beats serão seus, apesar de todas as faixas incluírem apontamentos de scratch. “Maioriatariamente são beats meus mas tenho também dois do Khapo e um do Swing. Todos os temas têm cuts meus e todos com frases tugas”, conta Nel’Assassin ao Rimas e Batidas. “Em termos de barras pensei em não meter no disco, mas mudei de ideias rapidamente. Sim, vou ter 16 bars no álbum.”

Phoenix RDC, Strata G, Landim, Harold, Ruas, Nameless, TOM, Brain, Savage, Dirty Gus, Khapo e Piruka — de quem Nel’Assassin é DJ — serão os convidados deste novo álbum. O DJ explica como chegou a esta lista de convidados. “Eu faço questão que as coisas aconteçam naturalmente e sem esforços. Aconteceu de várias maneiras: saídas a noite, telefonemas, convívios, sessões de estúdio, etc.. Eu deixo-me levar e a vida faz acontecer.”

Nel’Assassin explica que procurou nos seus convidados “feeling, conhecimento e entrega”. “Principalmente são pessoas que são o que fazem”. Foi há cerca de dois anos que o experiente DJ e produtor começou a procurar criar este disco. Existem faixas com cinco anos, outras com um ou dois anos e ainda temas gravados bastante mais recentemente.

4.0 vai sair com o selo da label independente que Nel’Assassin vai lançar, a Assassin Records. “Estou muito orgulhoso disso, é uma ideia que sempre esteve presente na minha cabeça e agora faz mais que sentido”. O projecto é dele, claro, mas isso não significa que não possa editar trabalhos de outros músicos. “Estou totalmente aberto para ouvir e sentar-me à mesa com artistas, mas sou sincero, a ideia inicial era lançar discos meus. Mas sem dúvida que vou manter janelas e portas abertas para um universo de música nova.”

 


 

Ver esta publicação no Instagram

 

A viagem começou Fam! Álbum promo número 1 enjoy!!! Assassinrecordlabel.com Soon

Uma publicação partilhada por DJ Nelassassin (@nelassassin) a