[FOTO] Direitos Reservados [CAPA] Francisco Vidal
Os Fogo Fogo têm um novo EP a caminho. Nha Cutelo é editado a 3 de Junho e, no mesmo dia, é apresentado ao vivo na Casa Independente. A entrada para o evento custa 6 euros.
Com o objectivo de homenagear o funaná e a cultura do baile africano, a Casa Independente convidou João Gomes para reunir um grupo de músicos para uma residência no espaço lisboeta, com o cunho da Epanta Bjon, a editora que irá carimbar a edição de Nha Cutelo. Ao teclista — que também desempenha funções semelhantes nos Orelha Negra ou em Cais Sodré Funk Connection — juntaram-se Francisco Rebelo, Marco Silva, David Pessoa e Danilo Lopes.
No press release enviado para a caixa de correio electrónico do Rimas e Batidas, Nástio Mosquito, artista multifacetado, dá o seu co-sign ao grupo: “O que eu quero aqui é partilhar convosco que os Fogo Fogo, empregando sua própria leitura da mesma, tocam sons que homenageiam a música de dança Africana. Tocam música que amam com a convicção e fúria de quem nutre paixão por aquilo que faz. Sentir isto de um grupo de músicos com o número de quilómetros que cada um acumula, depois de anos de estrada e projectos vários, é aconselhável e recomendável… Fogo é Fogo.”
Do palco para o estúdio, os Fogo Fogo editaram o EP de estreia homónimo em 2015. Para o seu próximo projecto em conjunto, a banda contou com a ajuda de Francisco Vidal na confecção da capa. A 3 de Junho, Nha Cutelo entrará em circulação através de uma edição em 7”, que estará limitada a 500 cópias.
A data de lançamento do projecto marca o arranque da digressão de Verão da banda: João Gomes e companhia fazem-se à estrada e, depois de apresentarem o disco “em casa”, tocam no NOS Primavera Sound (7 de Junho), passando também pelo FMM Sines, Boom Festival ou Fusion Festival (Alemanha).