Flexi discs britânicos reunidos em novo livro

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTOS] Direitos Reservados

A Four Corners Books edita no próximo dia 15 de Abril o livro Wobbly Sounds – A Collection of British Flexi Discs, projecto coordenado pelo reputado coleccionador e editor Jonny Trunk, homem do leme da Trunk Records, e com contribuições de gente como DJ Food.

Os Flexi discs são objectos curiosos com que qualquer coleccionador já se deparou se por acaso se dedica à busca de vinil em lojas de segunda mão, feiras ou casas de velharias, por exemplo: trata-se de discos impressos em plástico maleável ou até cartão, muito comuns como ferramenta de marketing, normalmente distribuídos por correio ou como encartes de revista, quase sempre com jingles e algumas vezes com música.



Neste livro, Trunk, que é um apaixonado por coisas mais estranhas ou exóticas e que já antes foi responsável pelo fundamental livro The Music Library, uma espécie de catálogo que reúne fotos e informação sobre alguns dos mais reputados discos de Library Music alguma vez lançados, reuniu em Wobbly Sounds documentação fotográfica sobre esse estranho mundo das edições em Flexi Disc, com raros objectos lançados entre os anos 50 e 90 dedicados, por exemplo, e a julgar pelas fotos já disponibilizadas, a demonstrar novos sintetizadores, a ensinar o papagaio a falar ou a promover um novo tipo de pijama.

O facto de parte do espólio retratado vir da colecção de DJ Food, dedicado coleccionador e produtor ligado à Ninja Tune, deixa igualmente claro que este é um incrível ainda que relativamente pouco explorado terreno para o sampling. Food foi, aliás, alvo de um curto documentário de 2015 carimbado pela Vinyl Factory a propósito, precisamente, da sua colecção de Flexi Discs (para ver, mais abaixo).

O livro Wobbly Sounds – A Collection of British Flexi Discs será lançado a 15 de Abril e tem o custo de 10 libras (14, se encomendado para Portugal).


Rui Miguel Abreu

Rui Miguel Abreu

Crítico musical desde 1989, Rui Miguel Abreu escreve atualmente para a Blitz e integra a equipa da Antena 3. De vez em quando também gosta de tirar o pó aos discos e mostrá-los em público.
Rui Miguel Abreu