Chav e Amaro unem esforços em “Rest In Peace” para “marcar o início de um novo ciclo”

[FOTO] Direitos Reservados

Chav e Amaro voltaram a trocar versos em “Rest In Peace”, o primeiro tema do ano para os dois MCs.

“Queríamos ‘enterrar’ o nosso passado e marcar o início de um novo ciclo”, explicou Chav ao Rimas e Batidas sobre o tema produzido por Lazuli. “Rest In Peace” chegou exactamente um ano após “Já Faz Tempo”, faixa que marcou o arranque do canal do rapper no YouTube e que também contou com a ajuda de Amaro, servindo como “continuação e conclusão” dessa estreia, ideia reforçada pelo recurso ao mesmo sample na composição de ambas as batidas.

Chav representa a zona de Oeiras e pertence à crew TBR — acrónimo para Tudo Bons Rapazes —, tal como Amaro. Após o lançamento de alguns singles pelo canal da TBE e da Hip Hop Sou Eu, o rapper arrancou com a sua própria plataforma em 2018, sendo este “Rest In Peace” o quinto videoclipe desde então. No trajecto, Chav colaborou ainda com Tiwi e Jackpot BCV, momentos que destacou como “pontos altos do ano” em conversa com o ReB.

 



Começas o ano em grande com um “Rest In Peace”. Que statement é este que fazes logo no dia 1 de Janeiro?

Sinto que é uma conclusão das experiências que tivemos em 2018. Tudo o que temos passado levou-nos a este estado de espírito que abordamos ao longo do novo tema. De certa forma, queríamos “enterrar” o nosso passado e marcar o início de um novo ciclo.

Curiosamente, a faixa sai um ano após o “Já Faz Tempo” e recorre ao mesmo sample no beat. Foi uma ideia encomendada ao Lazuli? O que esteve na base desta decisão?

O “Rest In Peace” surge como continuação e conclusão do tema “Já Faz Tempo”. Curiosamente não foi uma ideia “encomendada”, o Lazuli já era um produtor com o qual eu tinha contacto e caímos na feliz coincidência de ele estar a produzir um instrumental com o mesmo sample. Para nós foi a ligação perfeita e decidimos logo a partir daí que iríamos dar seguimento ao tema exactamente um ano depois.

O Amaro é uma presença assídua nos teus singles e já se nota uma ligação orgânica entre os dois. É apenas música ou a vossa relação já vem de antes? Fala-me um pouco sobre esta parceria.

A minha relação musical com o Amaro é bem mais recente do que a nossa amizade: conhecemo-nos há cerca de 10 anos mas só trabalhamos juntos na música há cerca de quatro anos. A nossa parceria surgiu naturalmente, por nos identificarmos tanto na visão quanto nos gostos musicais. Desde então que temos trabalhado a maior parte do tempo como equipa, pois acreditamos que juntos somos mais fortes.

Em relação ao videoclipe, de quem foi a ideia de utilizar todos estes ambientes escuros? E de que forma é que todo este imaginário vai de encontro ao que queriam expressar na letra?

A ideia do videoclipe foi trabalhada por mim, pelo Amaro e o John Doe. Pode dizer-se que procurávamos um ambiente específico e o John Doe conseguiu assimilar e executar a nossa visão da melhor forma possível. Queríamos algo impactante, que fosse de encontro à mensagem que a música passa e os ambientes escuros vão inteiramente de encontro ao sentimento pesado que é transmitido ao longo do tema.

Estamos no arranque de 2019: faz-me um balanço do percurso que trilhaste no ano passado. Que momentos destacas?

O balanço que faço de 2018 é positivo. Sinto que foi um ano de bastante evolução, tanto a nível pessoal quanto profissional. Foquei-me em aperfeiçoar a minha musicalidade e explorar os meus limites. Como pontos altos do ano destaco os temas: “Já Faz Tempo” (feat. Amaro), pelo bom feedback que obtivemos logo desde início; “Cotovelos” (feat. Tiwi e Jackpot BCV), pela oportunidade de colaborar com dois dos artistas que mais me motivam; por fim, “So What” (feat. Tiwi), por me ter proporcionado uma experiência única que foi gravar um videoclipe noutro país.

O que se segue depois do “Rest In Peace”? Podemos assumir que é o primeiro passo rumo a um projecto mais longo? Que planos reservas para 2019?

Neste momento não posso adiantar muito sobre o que vai acontecer. No entanto, posso afirmar que há mais surpresas até ao final deste mês, e que até ao fim do ano muitas outras irão surgir. Fiquem atentos.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team