pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2019

Antologia de Música Atípica Portuguesa com novo volume

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2019

A Discrepant acaba de lançar o segundo volume na série Antologia de Música Atípica Portuguesa. Tal como aconteceu com o primeiro volume, o projecto está disponível em edição física em vinil e em formatos digitais através da página Bandcamp.

Com material de Síria, Random Gods, Ondness, Filho da Mãe, Live Low, Banha da Cobra, Fantasma, Gonzo e Luís Antero, esta compilação volta a inspirar-se em clássicas recolhas de folclore para se “focar em novas linhagens de música portuguesa com uma (in)característica ligação às tradições musicais do passado”. Explica-nos ainda a Discrepant que “o objectivo é reavaliar a história musical, desconstruir clichés e re-montar pré-concepções numa nova e desafiante paisagem musical”.

No primeiro volume colaboraram nomes como Calhau ou Felipe Felizardo, com projectos como Live Low ou Gonzo a transitarem para o segundo volume.

Mais cruzamentos de electrónica com samples retirados à memória das antologias de perspectiva musicológica e antropológica, oscilando entre experimentalismo sem reservas e leituras acústicas dos efeitos dessa memória, navegando-se quase sempre em territórios de uma psicadélica abstracção que representa, de facto, várias das mais interessantes “novas linhagens” da mais avançada música portuguesa. Atípica, pois claro.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos