Eiko Ishibashi dá dois concertos em Portugal em Maio

[FOTO] Seiji Shibuya

The Dream My Bones Dream é a “desculpa” para a passagem de Eiko Ishibashi por Portugal: a artista japonesa apresenta o seu mais recente álbum a 16 de Maio na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, e a 17 de Maio no gnration, em Braga.

A morte do pai e a descoberta de fotos da infância dele, época que nunca foi assunto de conversa entre os dois, trouxeram-na até ao seu sexto disco, editado pela Drag City em 2018, que voltou a ter Jim O’Rourke como produtor de serviço — apareceram juntos na capa da revista The Wire de Dezembro passado. Multi-instrumentista e cantora de mão-cheia, Ishibashi explora o jazz e a pop que existem em si nesta nova peça, mas sempre com a improvisação à espreita. E, claro, com a bagagem musical de quem já colaborou com nomes como Merzbow, Charlemagne Palestine, Keiji Haino ou Oren Ambarchi.

Esta viagem sonora autobiográfica é de uma elegância inegável, alicerçando a sua beleza numa atmosfera cinematográfica e emocionalmente pesada. Se o estúdio consegue captar essa intensidade, a curiosidade para ouvir The Dream My Bones Dream transposto para palco não poderia ser maior. Em Maio, tiramos as teimas numa dose dupla que dificilmente se repetirá, pelo menos desta forma…

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team