pub

Publicado a: 21/06/2018

A WhoSampled assina a curadoria de Digging the Bruton Vaults

Publicado a: 21/06/2018

[FOTO] Direitos Reservados

A WhoSampled e a Bruton Music, histórico catálogo de library music actualmente sob a alçada da Universal, organizaram uma compilação de instrumentais feitos a partir das memórias musicais guardadas nos seus extraordinários arquivos. Chris Read, Soundsci, Bigg Kid, Mark Rae, Danny Drive Through, Mr. Thing, Sup Nasa e Pugs Atomz são os nomes que surgem na ficha técnica de Digging the Bruton Vaults, muitos deles júris e mentores durante a última edição da Samplethon — uma maratona exclusivamente dedicada aos beatmakers que alberga 20 talentos emergentes e lhes concede o prestigiado acesso a alguns dos catálogos mais aliciantes do universo da library music.

A Bruton Music foi fundada em 1977 por Robin Phillips, que era na altura um nome respeitado no meio graças ao trabalho que desenvolveu na KPM Music, outra das históricas companhias discográficas de library music do Reino Unido. Nomes como Geoff Bastow, Alan Hawkshaw, Raymond Scott, Johnny Pearson ou Trevor Bastow ajudaram a enriquecer o catálogo da Bruton, cuja música servia depois para preencher bandas sonoras de programas de televisão dos mais variados, cartoons, spots publicitários, genéricos de programas de rádio ou até tramas cinematográficas. Anos mais tarde, o hip hop tomou a sua música de assalto — J Dilla, Kaytranada, Kool G Rap ou Dibia$e são alguns dos exemplos de produtores que se deixaram fascinar pelo carácter exclusivo, experimental e de difícil acesso dos discos de library music em que se incluíam, pois claros, muitos cobiçados títulos da Bruton. Em 1982, Michael Jackson adquiriu o catálogo da Bruton Music, tendo vendido todos os seus direitos, três anos mais tarde, ao grupo Zomba que é hoje parte do conglomerado Universal.

No seu mural de Facebook, Chris Read fez saber que as faixas, para já apenas acessíveis a profissionais em busca de material para sincronizar com imagens (autores de anúncios ou documentários, produtoras de cinema e televisão, etc), serão alvo de edição comercial em formatos digitais e também em vinil de 10″ “lá mais para perto do final do ano”. Ficamos a aguardar.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos