pub

Publicado a: 12/10/2015

Visionist acaba de editar Safe

Publicado a: 12/10/2015

[TEXTO] Rui Miguel Abreu

 

Safe é o álbum de estreia de um dos mais respeitados produtores contemporâneos associados com a vanguarda do grime, Visionist. Sediado em Londres, Visionist tem feito carreira desde 2011 com uma série de aplaudidos lançamentos em etiquetas como a Lit City Trax, Leisure System ou Ramp, mas escolheu a improvável PAN de Bill Kouligas como a casa ideal para Safe. O que acaba por fazer sentido já que a PAN, casa de artistas como Ben Vida, Helm, Rene Hell, Dalglish ou Rashad Becker, é associada com uma postura experimental e inconformista.

Visionist descreveu o seu álbum de estreia à imprensa britânica como “uma representação sonora de um ataque de ansiedade”: “desde ter aquele pensamento e esse pensamento se transformar em múltiplos pensamentos e descobrir que se está a ter um ataque e depois sair disso e ser capaz de relaxar outra vez. O disco leva-nos através dessa experiência. E essa é uma das razões para se chamar Safe“, explicou o produtor à revista Dazed.

O álbum mistura vozes de R&B com o pitch alterado, reclama a influência das mais aventureiras passagens da electrónica britânica e pega no molde grime para o elevar até novos e ambiciosos patamares artísticos num trabalho realmente experimental onde se procura desbravar novo terreno.

Visionist também tem aberto caminho para produtores como Dark0, Bloom ou Acre através da sua editora Lost Codes que acaba de anunciar parceria com a PAN passando a designar-se Pan x Codes. O primeiro lançamento reuniu trabalho de Acre e Filter Dread e foi editado em vinil em Julho último.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos