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Publicado a: 14/07/2016

Steve Young, um dos pioneiros dos M/A/R/R/S, morreu

Publicado a: 14/07/2016

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] Direitos Reservados

 

A editora 4AD comunicou através das suas redes sociais que Steve Young, membro fundador dos britânicos Colourbox e do fugaz, mas influente projecto M/A/R/R/S, faleceu, não adiantando causas para o sucedido. “Pump Up The Volume”, tema originalmente lançado em 1987 em single pela editora 4AD, representa um importante ponto de intersecção na história da música electrónica: entre os universos do hip hop e da então nascente cultura house, em primeiro lugar, mas também entre o legado de pioneiros como os Kraftwerk ou o Radiophonoc Workshop, por outro.

“Um dos verdadeiros pioneiros do nosso catálogo, Steven deixa-nos um incrível legado e viverá para sempre nos nossos corações”, afirmou a 4AD em comunicado. “Os nossos pensamentos vão para o seu irrmão Martyn, para a família e para os amigos”.

Os irmãos Steve e Martyn Young formaram os Colourbox em Londres com a vocalista Lorita Grahame em 1982, uma espécie de Massive Attack “avant la lettre” que, como outros grupos da época, como, por exemplo, os Rip + Rig and Panic de Neneh Cherry, reflectiam a nova realidade multi-cultural britânica cruzando pós-punk, soul, estranhos samples de diálogos de velhos filmes e estratégias sonoras derivadas do estudo atento das mais avançadas propostas chegadas dos estúdios jamaicanos. A estreia aconteceu em 1984 com os singles “Say You” e “Punch”.

Os Colourbox editaram um ep homónimo em 1983 que não foi totalmente compreendido na época, talvez pela linguagem arrojada que cruzava já influências do hip hop, alguma electrónica e dub. O grupo lançou ainda um álbum igualmente homónimo em 1985 que ganhou alguma notoriedade graças a uma versão especial de um tema das Supremes, “You Keep Me Hangin’ On”, e também a um “Manic” dominado pela guitarra de um tal William Orbit.



Enquanto membro activo do efervescente catálogo da 4AD nos anos 80, Steven também desempenhou um importante papel no supergrupo This Mortal Coil projectado pelo fundador da editors Ivo Watts-Russell e que incluía participações de membros dos Cocteau Twins ou Dead Can Dance, entre outros. É o piano de Young que se ouve na espantosa abordagem ao clássico dos Big Star “Holocaust”, por exemplo.


https://youtu.be/ZiPPikXdmPk


Mas terá sido ao cruzarem esforços com Alex Ayuli e Rudi Tambala dos A.R. Kane no fugaz projecto M/A/R/R/S (sigla derivada dos nomes próprios dos membros com Martin e Steven a assegurarem as letras M e o S que “emolduravam” o projecto) que os irmãos Young de facto asseguraram um lugar na posteridade.

O “grupo” editou apenas um single na 4AD, mas “Pump Up The Volume”, que samplava a voz do enorme Rakim no clássico “I Know You Got Soul“, tornou-se um sucesso global, muito graças ao facto de incluir uma efectiva promessa de futuro e de traduzir para uma linguagem acessível e pop as pistas de alguma da mais avançada música do passado: pegando nas melhores lições de corte e costura dos djs de hip hop, “Pump Up The Volume” colava pedaços dos Public Enemy, Trouble Funk, James Brown ou Kool and The Gang mas também prenunciava a pulsação house que começava a impor-se nas pistas de dança. O tema chegou ao primeiro lugar do top britânico e logrou registar significativo impacto em vários outros mercados, incluindo o americano onde foi apresentado numa versão alterada devido à falta de permissão para usar alguns dos samples.

A Rolling Stone cita, a propósito da notícia do desaparecimento de Young, uma reveladora frase de Martin retirada de uma entrevista concedida à Spin em 1988 para promover “Pump Up The Volume”: “Sabíamos o que não queríamos fazer, mas não exactamente o que de facto pretendíamos: não queríamos que o tema soasse polido; queríamos que soasse… primitivo”. Prova clara do carácter eminentemente experimental e laboratorial do tema que também acusava a influência das mais ousadas ideias da música concreta.

Apesar dos M/A/R/R/S terem sido nomeados para os Grammys e do tema ter sido usado na banda sonora de alguns filmes, incluindo Ametican Psycho, e talvez por causa do sucesso ter gerado volumes de dinheiro a que os membros não estavam habituados, “Pump Up The Volume” nunca teve sucessor porque os quatro membros originais se separaram e seguiram caminhos diferentes logo depois citando desavenças no plano financeiro.

Como “Beat Dis” dos Bomb The Bass ou a remistura dos Coldcut para “Paid In Full” de Eric B & Rakim, “Pump Up The Volume” dos M/A/R/R/S permanece como um dos mais vitais sinais de um tempo em que o futuro começou a fazer-se ouvir nas pistas de dança de todo o mundo.


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