pub

Publicado a: 25/05/2018

Sexta-feira farta: Novos trabalhos de Kamaal Williams, Prefuse 73, The Advisory Circle, Daedelus, Zaytoven, Little Snake, DJ Glue e MIKE

Publicado a: 25/05/2018

[FOTO] Direitos Reservados

Mesmo se quiséssemos incluir por aqui TESTING e DAYTONA, de A$AP Rocky e Pusha T, respectivamente, a última sexta-feira do mês de Maio mostra-se mais rica em batidas do que de rimas, ao contrário do que estamos mais habituados. Haverá coisa mais bonita do que o equilíbrio?

A Lex Records parece não querer ligar muito a isso e tenta ganhar vantagem com a edição de dois trabalhos distintos no mesmo dia: MIKE — o único MC desta lista — e Prefuse 73 lançaram dois novos projectos pela label britânica. Little Snake estreou-se pela Brainfeeder com um pequeno EP e Daedelus tem um novo disco. Os veteranos The Advisory Circle e Zaytoven militam em segmentos diferentes dentro do universo das batidas e recorreram ao dia de hoje para colocarem novos projectos cá fora. Kamaal Williams editou o tão esperado álbum de estreia enquanto bandleader e o português DJ Glue inaugurou o catálogo da Parkbeat com Goodies.

 


[Kamaal Williams] The Return

O prodígio britânico do acid jazz estreou-se hoje nos discos enquanto líder de banda. Cerca de cinco anos após ter dado arranque a uma longa série de EPs — tendo colocado a sua música exposta nos catálogos da 22a, Rhythm Section International, Tartelet, Eglo Records ou, mais recentemente, MCDE — é em nome próprio que Kamaal Williams se lança ao formato de LP, dirigindo ele o trio que divide com Pete Martin e Joshua McKenzie. O lado electrónico de Henry Wu fica de lado neste The Return e dá lugar à orgânica dos instrumentos reais, bem como toda a sincronia que advém desse processo do trabalho em equipa. As melodias adocicadas e as harmonias de quem fez escola a ouvir Roy Ayers, essas estão todas lá.

 


[Prefuse 73] Sacrifices

Guillermo Scott Herren é um produtor nómada, física e sonicamente. Tendo vivido em Atlanta, Nova Iorque ou Barcelona e experimentado todas as facetas que a música electrónica lhe permite assumir, Prefuse 73 regressa aos discos em nome próprio, três anos após Rivington Não Rio, o seu primeiro LP fora da Warp Records, com quem manteve uma relação editorial de dez anos. Em 2016, Prefuse 73 “apadrinhou” o newcomer Michael Christmas — juntos formaram os Fudge e editaram um disco com 15 temas.

Sacrifices marca o regresso de Guillermo Scott Herren a uma editora britânica, depois de lançar o seu último projecto pela Temporary Residence Limited. É agora através da Lex Records que nos oferece um novo capítulo da sua interminável viagem, em busca de fórmulas inovadoras para aplicar à construção do hip hop e electrónica experimentais.

 


[The Advisory Circle] Ways of Seeing

Jon Brooks regressa às edições em nome de The Advisory Circle, após os lançamentos de Autres Directions e Agri Montana, em 2017, e Applied Music Vol. 2 – Plastics Today, que nos chegou ainda no decorrer deste ano, através da Cafe Kaput. Ways of Seeing leva-o a editar novamente pela Ghost Box, selo que tem estado umbilicalmente ligado ao projecto The Advisory Circle. São 14 temas instrumentais e digitalmente orquestrados, em jeito de uma abordagem quase cinemática.

 


[Daedelus] Taut

Depois de seguir os mesmo passos de Ras G, Dibia$e ou Marco Polo, e ver o seu nome inscrito na saga Baker’s Dozen, da Fat Beats, durante o ano passado, Daedelus lançou hoje um novo disco. Taut conta com o selo da Magical Properties, mais uma editora a abraçar as produções de Alfred Weisberg-Roberts, ele que conta com passagens pela Ninja Tune, Brainfeeder ou Alpha Pup. Daedelus conta com a ajuda de Echo Go Away, Niels Broos, Sra Z, Goodnight Cody e Jonah Levine Collective no seu mais recente álbum, que oferece tecto a 16 temas.

 


[Zaytoven] Trapholizay

Zaytoven assina a produção quase integral do seu disco de estreia, que conta apenas com duas participações de DJ Mustard e Metro Boomin no capítulo das batidas. O produtor alemão, actualmente sediado em Atlanta, é um veterano das mixtapes e aproveitou o seu valor de mercado para juntar algumas das mais importantes vedetas do trap no seu primeiro álbum. A Gucci Mane, um actual colaborador seu, juntam-se Rock Ross, Quavo, 21 Savage, Offset, 2 Chainz, Future ou Ty Dolla $ign.

 


[Little Snake] ENTER

O canadiano Little Snake juntou-se à turma de Flying Lotus, na Brainfeeder. O produtor deu nas vistas com MENTAL WEALTH, editado no ano passado pela Renraku, e viu recompensados os seus esforços em encontrar novos caminhos para a música electrónica experimental. Bem ao jeito das tendências mais recentes que têm acompanhado a evolução da beat scene, Little Snake junta em ENTER um trio de faixas repletas de glitch e graves possantes, capazes de fazer estremecer qualquer subwoofer. Kage é o único auxilio externo a que o produtor recorre no seu EP de estreia pela editora de Los Angeles.

 


[DJ Glue] Goodies

Depois da estreia no início de 2018, é hoje que a Parkbeat Records adiciona o primeiro conteúdo ao seu catálogo. DJ Glue, nome consagrado do circuito hip hop português, é quem protagoniza o lançamento, este que é também o primeiro na sua conta pessoal. Karlon, Dino, Carlão, Sir Scratch, Beatriz Pessoa e Rita Vian são os colaboradores de Glue em Goodies, que conta apenas com um tema a solo neste seu primeiro EP.

 


[MIKE] Black Soap

Dia produtivo para a Lex Records, com MIKE a protagonizar o segundo lançamento de hoje por parte da editora britânica. O jovem rapper de Nova Iorque tem sido acompanhado de perto por Earl Sweatshirt, que lhe tem dirigido palavras de incentivo e, inclusive, já lhe cedeu algumas batidas para alguns dos projectos que MIKE tem editado nos últimos três anos. Em Black Soap, o MC conta com a produção do amigo Darryl Johnson, com os Standing on The Corner a auxiliar na instrumentação do EP. Black Soap foi criado durante a temporada que MIKE passou em Londres perto da sua mãe, uma das grandes inspirações para este seu projecto.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos