pub

Publicado a: 18/03/2016

PESCA dedica uma hora ao hip hop tuga numa mix exclusiva para o Rimas e Batidas

Publicado a: 18/03/2016

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] PESCA

Natural de Alfama, PESCA é um dos nomes que tem dado que falar no seio da produção de música electrónica, mais especificamente no hip hop. Mas não só. É um nome que vemos frequentemente ligado a L-ALI, sendo um dos produtores a quem o MC mais recorre. Neste mix feito a convite do Rimas e Batidas o produtor revela algumas das malhas que têm feito abanar as placas tectónicas do hip hop nacional – com alguns exclusivos pelo meio.

Pedro Cravo – nome próprio do homem que faz estragos no Ableton Live – ingressou no mundo da música pelo reggae e seus derivados. Nomeadamente o dub, que é um dos géneros musicais onde o bass tem uma presença muito vincada. O seu amor pelas linhas de baixo levou-o a querer explorar vários ramos da música electrónica – que lhe foram sendo apresentados por colegas de escola enquanto concluía o seu curso de audiovisuais na ESAD (Caldas da Rainha).

Em 2010 surgiu com um desses colegas no projecto -2 (menosdois), onde abordava a electrónica e o techno “com uma linguagem e estética própria”, explica-nos. Acrescenta ainda que “os nossos sons caracterizam-se por linhas de baixo fortes e atmosferas volumosas, onde a ordem e o caos passeiam íntimos, apelando tanto ao industrial como ao orgânico”. Os -2 já editaram um EP – SELo – e também um single, ambos pela Dead Motion Records, sendo que o tema que não consta no EP integra a compilação do primeiro aniversário da editora. Ao Rimas e Batidas adiantou mais algumas informações: “estamos neste momento a terminar o nosso primeiro álbum, com release agendado para Maio”.

Com a ascenção da bass music, do trap e do dubstep, PESCA começou a ganhar forma. Foi em 2013 que começou a editar o seu primeiro material com esse nome. Foi nessa fase que iniciou a procura por alguém que conseguisse dar voz àquilo que escrevia na timeline do software com que produz e, curiosamente, no seu regresso a Lisboa, o irmão apresentou-lhe o vizinho L-ALI com quem rapidamente desenvolveu vários temas. “Assim que fechamos a primeira faixa a cena foi ganhando forma e visto que somos vizinhos com o mesmo hobby tornou-se mais fácil o desenrolar da história”, lembra PESCA. Juntos lançaram já alguns singles e PESCA chegou mesmo a fazer parte da lista de produtores para o primeiro álbum do MC, também de Alfama, que estreamos em primeira mão aqui, no Rimas e Batidas.

Com L-ALI, PESCA está a preparar um novo projecto – o EP Baço – que conta também com a participação de Jota e tem data de edição marcada para 27 de Março, pela Crate Records de Razat. Numa breve descrição, o produtor revela-nos os ingredientes deste EP: “O Baço foi basicamente esticar o graveiro ate chatear, pegar na distorção e distorcê-la, pegar nas sandálias e usá-las, temperar os drums com soda cáustica, convidar um parvo e ajavarda-las, 1/2 litro de bagaço a meio, deixar a marinar com ervas de cheiro e de resto o EP fala por si”.

Na sua, ainda curta, viagem pelo universo da música electrónica, PESCA já pisou palcos como o Musicbox, o Electric Loop ou o Connect Fest, sendo possível, também, encontra-lo por algumas das outras casas lisboetas que abrem os braços a estas novas tendências e sonoridades.

PESCA entrou recentemente no último álbum do Vácuo, onde assina dois dos instrumentais. Na calha tem ainda mais um EP – com Tilt e L-ALI -, um álbum “para breve, com varias participações de MCs e instrumentais” e um outro curta-duração fora do âmbito do hip hop onde pretende abordar “a electrónica, footwork e bass trap, mas ainda sem data em vista”.

 

[TRACKLIST]

[PESCA] enche-me o copo (unreleased)
[L-ALI] dacordaaorelogio (Prod. PESCA) (unreleased)
[Tilt] – G7 (prod. PESCA) (unreleased)
[L-ALI & Jota] – viscoso (Prod.PESCA)(unreleased)
[L-ALI] cabeçadura (Prod. PESCA) (unreleased)
[Revo T] Allez Allez (Prod. PESCA)
[Vácuo x Elliot x Benny B x L-ALI x Critiko] – oquesepassaporca (Prod. PESCA)
[Big P] Nâo sou exemplo
[Tilt & Blasph] O MEU NETO TEM O MEU PASSE (Prod. VULTO.)
[Jota & Secta] KK.vs.GZ
[CRIPTA] sombras
[LORD] Mundo Morto
[ORTEUM] Insano
[Profjam] – ALÉM
[Recalot x Nofake] Recaídas (Prod. Richard Beats)
[Weis] – Punk Com Pancas (Prod. dB)
[NERVE] SUBTÍTULO
[Trellion & Lee Scott] Boey
[Black Josh] Escape Music
[Rejjie Snow & Loyle Carner] 1992
[Piff Gang] Keep It Moving

pub

Últimos da categoria: Mixes