pub

Publicado a: 01/02/2017

Marlon Brando é o título do novo disco de Ace

Publicado a: 01/02/2017

[FOTO] Direitos Reservados

Ace está de regresso aos trabalhos a solo e Marlon Brando é o muito esperado sucessor de Intensamente, disco editado em 2003. A capa e o alinhamento do álbum pode ser visto em primeira mão aqui, no ReB.

Não é novidade, mas chega tarde: o MC e produtor do Porto anunciou em Outubro que iria lançar nova mixtape até ao final do ano, algo que acabou por não acontecer. O início de 2017 trouxe outra história: título, artwork e alinhamento. Tudo o que vão ouvir (e ver) em Marlon Brando tem o dedo veterano de Ace, incluindo “rimas, interpretação dos  refrões, gravação, mistura, masterização e design gráfico”, podemos ler no press-release.

E, afinal de contas, álbum ou mixtape? Ace explica: “Se Portugal fosse um país com uma cultura de hip hop a sério, chamar-lhe-ia mixtape. Mas como não é, vou tratá-lo como álbum. O mais certo era não ter conseguido quem apostasse na edição e não conseguiria airplay se assumisse como mixtape. Mas não abordei como um álbum. Mais como uma ‘colecção’ de músicas que curto e que não veriam a luz do dia doutra forma. Por outro lado, tendo em conta que os álbuns são quase uma coisa do passado, já houve quem me dissesse que este era mais condizente com os tempos de hoje. Não há um fio condutor ou um conceito, são só músicas reunidas numa rodela de plástico. E várias poderiam ser singles.”

Pioneiro na arte do hip hop em Portugal com os Mind da Gap – histórico grupo que terminou, conforme foi anunciado em 2016 – , Ace procura a luz do sol totalmente sozinho e será interessante perceber se continuará pelo caminho percorrido com os Roger Plexico – editou um disco com uma sonoridade actualizada em 2015 – ou será mais “boom bapizado”? “Os instrumentais vão do assumidamente dançável ao boom bap mais clássico”, responde-nos o press-release.

A referência a Marlon Brando – um dos grandes actores do cinema mundial – foi cuidadosamente escolhida e existem duas razões que explicam tudo: a primeira, a autenticidade da personagem interpretado pelo actor n’O Padrinho, uma das grandes obras cinematográficas criada por Francis Ford Copolla. Dono de trejeitos únicos, Ace quer passar as rimas vincadas para outro nível; a segunda, a atribuição da alcunha “Padrinho” ao rapper vai fazendo cada vez mais sentido com o passar dos anos.

Quanto ao formato, o MC projecta o lançamento da edição física, mas para já não quer adiantar editora. “Não sei se posso contar a 100%. Só quando tiver o CD na mão é que acredito. Era suposto já ter saído em Dezembro, depois em Janeiro…. Portanto, prefiro esperar para ver. O que está confirmado é Fevereiro e espero mesmo não existirem problemas”, conclui Ace.

 

Alinhamento: 

1- O Padrinho

2- Só Vives 1 X

3- Eles Querem

4- # Tou Perdido

5- Eu Sei

6- Tantas Vezes

7- Marlon Brando

8- Sou Antigo

9- Só Podes Ser Tu

10- Não Sou Perfeito

11- 1, 2. 1, 2

12- Força

13- Ser Eu

 


pub

Últimos da categoria: Avanços

RBTV

Últimos artigos