pub

Publicado a: 07/09/2016

Legowelt apresenta novo trabalho na Nightwind

Publicado a: 07/09/2016

Legowelt tem um novo projecto na Nightwind: trata-se já do décimo lançamento neste catálogo e é creditado a Zandvoort & Uilenbal. O título é tão críptico como o nome artístico adoptado: Geruis Urp Sonderdorp (algo como Murmúrios da Vila Sombria, o que se revela, afinal de contas, bastante apropriado).

Descrito por Danny Wolfers como “um concerto para Harmonium, Mixtur Trautonium e sintetizador originalmente encomendado para a rádio Concertzender no arranque de 2016″. O artista holandês esclarece ainda que “Zandvoort & Uilenbal são Danny Wolfers e Jimi Hellinga”.

Nuna se tendo certeza absoluta das palavras apresentadas por Wolfers – que é dado a rebuscadas fantasias como forma de conceptualizar o seu trabalho, esclarece-se no texto de apresentação deste novo projecto que neste concerto se usa o Kimball Harmonium, um instrumento do século XIX construído em Chicago: “um maravilhoso instrumento em madeira da era vitoriana com um som arcano e assombrado”. Já o Mixtur Trautonium é suposto ser uma derivação mais avançada de um dos instrumentos que é apontado como uma espécie de antepassado do sintetizador, o Trautonium de Friedrich Trautwein, criado em 1929 em berlim e depois desenvolvido pelo conhecido pioneiro Oskar Sala.

O projecto, adianta-se ainda, é influenciado “pela ideia da sombria vila costeira” talvez por ter sido composto e gravado em Scheveningen na Holanda e envolto “pela atmosfera mundana de um inverno ao pé do Mar do Norte”.

Trata-se de mais um incrível exercício de Danny Wolfers, muito afastado das margens do techno que costuma explorar como Legowelt e profundamente evocativo de um passado experimental que o músico não se tem cansado de abordar nos seus múltiplos projectos.

O registo vem, uma vez mais, acompanhado por uma típica capa Nightwind, com desenhos da autoria do próprio Danny Wolfers. O músico tem, aliás, a correr neste momento um concurso no seu site cujo prémio é um sintetizador assinado – um YAMAHA PSS 570 FM synthesizer de 1987 – e também várias raridades em vinil e cd e algum merchandising. O desafio passa por os concorrentes enviarem desenhos que explorem o universo conceptual da Nightwind Records:

be inspired by anything, expand on it, remote view it, trip on it

anything goes no matter how far fledged. Make a geofictional map inspired by the music,
take the characters out to another place , whats up with this red JEEP Wagoneer, whats
going on in NomadoHaven, What is breakfast with Stravinsky like, how does plant psychology
work, whats going on in Innsmouth these days, What is a logic that sequences a Feeling ???

All drawings will be used in a videoclip for a yet undisclosed release on Nightwind Records
immortilizing your artwork in history!
so you will NEVER Loose even if you don’t win the main prizes –

O novo álbum de Wolfers / Legowelt na Nightwind está para já apenas disponível em edição digital, mas merecerá lançamento em formatos físicos – CD e cassete – no final deste mês.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos