Pontos-de-Vista

Twitter

RuiMiguelAbreu

pub

Leak e like não são a mesma coisa: Dr. Dre e o novo Compton: A Soundtrack

Ao navegar hoje pelo feed do Facebook deparei-me com uma notícia do nosso “vizinho” Rap Notícias a apontar para um leak do álbum de Dr. Dre, gesto que levanta muitas questões de natureza ética. A primeira e mais premente pergunta que se deve colocar prende-se com a diferença entre Dr. Dre e, por exemplo, Sam The Kid ou Mundo: seria legítimo um site que se afirma como portal noticioso contribuir para a disseminação ilegal da música de artistas que lhe são geograficamente próximos? E é essa a distinção que se deve fazer? Okay noticiar leaks de artistas americanos, nada cool fazê-lo em relação a artistas nacionais?

Num momento em que as alternativas aos media tradicionais se procuram afirmar jogando trunfos óbvios como a versatilidade, adopção de plataformas multimédia e, claro, rapidez no fluxo de informação, este tipo de gesto editorial assume-se como um travão ao reconhecimento por parte da indústria mais vasta da validade de propostas de comunicação como a que queremos fazer vingar e como uma mancha na seriedade ética que deveremos obrigatoriamente impor nos nossos trabalhos.

Claro que, jornalisticamente falando, não deveremos ignorar o mundo em que vivemos. E neste universo, os leaks – como de resto os likes – são uma realidade quase incontornável. E a verdade é que apontar caminho para uma forma ilegal de ouvir um disco quando ele está legalmente disponível com igual facilidade parece infantil, gesto só justificado com a vontade de afirmar “cheguei primeiro”. Não se trata de chegar primeiro, no entanto, mas de chegar bem.

pub

Últimos da categoria: Pontos-de-Vista

RBTV

Últimos artigos