pub

Publicado a: 06/02/2016

Kendrick Lamar na cerimónia dos N.W.A. do Rock and Roll Hall of Fame

Publicado a: 06/02/2016

[FOTOS] Direitos Reservados

Os N.W.A. vão merecer honras de introdução no Rock and Roll of Fame. O mítico grupo de Los Angeles há muito que já poderia ter sido nomeado para figurar na instituição que assegura a curadoria da memória de boa parte da música popular norte-americana, mas só este ano se vê reconhecido, previsivelmente graças ao impacto registado na bilheteira e no imaginário público com o filme Straight Outta Compton.

A instituição Rock and Roll Hall of Fame anunciou que os homenageados deste ano seriam grupos como os Chicago, Cheap Trick ou Deep Purple, bastiões da velha guarda rock, e os N.W.A., que se destacam claramente pela diferença que representam. Este reconhecimento reveste-se, aliás, de especial significado se se tiver em conta – como aliás a biopic a eles dedicada deixa claro – que em tempos os N.W.A. representaram uma força que a indústria discográfica americana, bastante conservadora, entendia como uma ameaça clara à moral vigente.

Foi igualmente anunciado um conjunto de celebridades que actuarão como elementos da cerimónia e a quem caberão as responsabilidades de proferir os discursos que marcam a entrada de cada um dos grupos no desejado panteão histórico. Um dos nomes revelados é o de Kendrick Lamar sendo previsível que lhe caiba a ele a honra de enquadrar a importância histórica do grupo de Eazy-E, Dr. Dre, Ice Cube, MC Ren e DJ Yella já que é um admirador confesso da carreira do grupo de Straight Ouuta Compton. Essa relevância para a história do hip hop e da música americana em geral foi aliás alvo de um longo artigo de Rui Miguel Abreu, originalmente publicado nas páginas da revista Blitz e depois republicado por aqui, no Rimas e Batidas.

A cerimónia oficial terá lugar em Brooklyn a 8 de Abril próximo.

Please enable Javascript to watch this video

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos