pub

Publicado a: 18/09/2017

João Pombeiro é o realizador responsável pelo novo vídeo de Nightmares on Wax

Publicado a: 18/09/2017

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] Ricardo Graça

João Pombeiro assina a realização do ultra-psicadélico novo vídeo do projecto Nightmares on Wax, um dos nomes mais veteranos no catálogo da prestigiada Warp. O realizador e artista plástico formado na ESAD das Caldas da Raínha trocou algumas palavras com o Rimas e Batidas que ajudam a entender como nasceu o clip para “Back to Nature”, o mais recente single do projecto de Smokers Delight Carboot Soul.

 


joao-pombeiro-1


Como é que aconteceu fazeres este trabalho para os Nightmares on Wax? O pedido veio do George Evelyn ou da Warp?

O convite veio da Warp, após o Rik Green (o produtor de videoclipes da Warp) ter visto o vídeo “Kite” que fiz para a Nadia Schilling e que teve algum destaque em plataformas internacionais, como o Vimeo Staff Picks e a Vice Creators.

Conhecias, obviamente o trabalho deste projecto: que tipo de relação tinhas com a música de Nightmares on Wax?

Sim. Na verdade só conhecia algumas músicas e vídeos de Nightmares on Wax, mas sabia da importância que este projecto tem na história da Warp e não só.

Entendes o que fazes com as tuas colagens como uma abordagem criativa semelhante à dos produtores com os samples? Achas que o que fazes pode ser entendido como uma espécie de hip hop visual?

Sem dúvida. O princípio é exactamente o mesmo. Sendo que na colagem há uma maior liberdade com os direitos de autor, pois existem vários séculos de História de Arte em domínio público em que podemos ir recolher material para trabalhar.

 


joao-pombeiro-2


Que outros trabalhos tens em mãos neste momento?

De momento estou a fazer o genérico de 1986, a série do Nuno Markl.

Vamos ver mais colaborações tuas com a Warp ou com outros projectos internacionais?

A política da Warp tem sido convidar realizadores com diferentes estilos e abordagens para apresentarem propostas, para que possam escolher a mais interessante. Ainda não falámos em concreto de novas colaborações, mas a possibilidade ficou em aberto. Relativamente a outros convites internacionais, tenho recebido alguns, mas nem todos são tão interessantes ou possíveis de concretizar.

Quanto a artistas nacionais? Quem segues, com quem já trabalhaste e com quem não te importarias de colaborar?

De forma mais directa e individual, tenho colaborado bastante com Cave Story, Nadia Schilling e João Hasselberg, mais numa lógica de parceria artística. Mas em colaborações com outros realizadores também já trabalhei com artistas como o DJ Ride, Stereossauro, Beatbombers, entre outros. Estou sempre bastante aberto a colaborações, independentemente do estilo musical. O fundamental para mim é gostar da música, pois de outra forma o vídeo não resulta.

 


pub

Últimos da categoria: Entrevistas

RBTV

Últimos artigos