pub

Publicado a: 06/08/2017

Jamiroquai no MEO Sudoeste: Valha-nos o funk!

Publicado a: 06/08/2017

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTOS] Daniela K. Monteiro

Pedia-se algo diferente para o último dia desta edição de MEO Sudoeste e foi exactamente isso que se obteve. Os Jamiroquai responderam ao chamamento e celebraram o funk, principalmente, mas, na verdade, o que se sente aqui é uma celebração da música em todo o seu esplendor.

O que aconteceu durante a actuação da banda britânica poderá ter sido mais importante do que parece: uma aula de história que cita o funk, o jazz, o disco e o rock. Se o público era maioritariamente mais velho, a verdade é que alguns dos jovens que marcaram presença no festival não deixaram de comparecer e ajudaram a criar uma bonita moldura humana.

 


msw17__7


Lascivo sem soar foleiro, funky as hell, Jay Kay, homem com capacete alienígena, é, para mal dos nossos pecados, um dos últimos vocalistas com alguma identidade. Automaton não é o melhor dos discos da banda, mas isso interessa pouco quando revisitamos “Space Cowboy”, “Love Foolosophy” ou “Cosmic Girl”, faixas que mantêm a mesma vitalidade que tinham quando foram lançadas.

Depois de uma falha num intervalo entre canções, Jay Kay justificou-se com a velhice. No entanto, essa maturidade é o que permite que continue num nível altíssimo e assustadoramente próximo das versões de estúdio.

No meio disto tudo, “Virtual Insanity” ainda é um malhão. É impossível entrar no bounce da faixa e não ir até ao fim. Baixista e baterista em comunhão a proporcionar a base para a festa e nós, inocentes, claro, a deixar-nos levar sem amarras. Na linha da frente, o frontman conduz com mestria e veterania.

O encore acontece com “Supersonic”, uma nova viagem ao passado. A banda já anda nisto há demasiado tempo para falhar e o concerto em Portugal não foi excepção à regra. No fim, valeu-nos o funk.

 


msw17__2

msw17__4

msw17__5

msw17__6

msw17__8

msw17__12

msw17__15

msw17__16

msw17__18

pub

Últimos da categoria: Reportagem

RBTV

Últimos artigos